NEW CONTENT RAC

Presença global da Braskem é apoiada por unidades na RMC

Comprometida com a economia circular e com a neutralidade do carbono, empresa utiliza soluções inovadoras nas plantas regionais que contribuem para a construção de um planeta mais sustentável

27/07/2023 às 09:07.
Atualizado em 27/07/2023 às 09:07
A Braskem conta atualmente com uma fábrica de polipropileno em Paulínia, um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Campinas e uma Planta de Reciclagem Mecânica, a primeira do país, em Indaiatuba (Divulgação)

A Braskem conta atualmente com uma fábrica de polipropileno em Paulínia, um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Campinas e uma Planta de Reciclagem Mecânica, a primeira do país, em Indaiatuba (Divulgação)

A Braskem é uma empresa com atuação global, mas com forte inserção nas localidades onde mantém plantas e escritórios instalados. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a companhia inaugurou há 15 anos uma fábrica de Polipropileno (PP 3) em Paulínia. A unidade contribuiu para assegurar a liderança da Braskem no mercado latino-americano de resina termoplástica e também para o avanço dos resultados globais da companhia.

Dotada das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado internacional, a PP 3 atende a rigorosos princípios de sustentabilidade, um dos pilares de operação da Braskem. Graças às inovações incorporadas, a fábrica tem altas taxas de desempenho e produtividade e apresenta excelentes indicadores nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente. A unidade colabora, ainda, para a manutenção da flexibilidade estratégica da Braskem ao utilizar como matéria-prima gás de refinaria, o que reduz a dependência de nafta, derivado de petróleo que consiste no principal insumo da indústria petroquímica.

Com localização estratégica, a PP 3 está no centro do principal mercado consumidor de resinas termoplásticas do Brasil. Sua capacidade de produção é de 380 mil toneladas de polipropileno ao ano, matéria-prima utilizada na composição de produtos como embalagens, brinquedos, material hospitalar esterilizável, autopeças, entre outros. A unidade gera diversos empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Paulínia e região. 

OUTRAS UNIDADES

Na RMC, a Braskem conta com mais duas unidades fundamentais à sua atuação em âmbito global. Em Campinas, está instalado o laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. A estrutura é volta à elaboração de projetos nas áreas de biotecnologia e processos químicos, a partir do uso de matéria-prima renovável. As pesquisas são orientadas à busca de soluções tecnológicas sustentáveis.

Mais que um conceito incorporado às atividades da companhia, a inovação compõe o DNA da Braskem, principalmente aquela de caráter disruptivo. O conhecimento novo é aplicado no desenvolvimento de produtos e processos que levem à diminuição da dependência de recursos finitos e à redução das emissões de carbono, medidas que ajudam a preservar a saúde do planeta e a ampliar a qualidade de vida da população.

Em sintonia com esses compromissos, a Braskem instalou a primeira Planta de Reciclagem Mecânica do Brasil em Indaiatuba, em parceria com a Valoren, empresa desenvolvedora de tecnologias para a transformação de resíduos. A unidade tem capacidade de transformar anualmente cerca de 250 milhões de embalagens plásticas em 14 mil toneladas de resina pós-consumo de alta qualidade. Com esse trabalho, a Braskem fortalece a economia circular e contribui paro o combate ao desperdício e para a redução do lançamento de resíduos plásticos no meio ambiente. Ao todo, e com a decisiva cooperação das plantas presentes na RMC,a empresa desenvolve atualmente 145 projetos de impacto ambiental e social em todo o mundo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por