CENÁRIO DE DESTRUIÇÃO

Prejuízos são contabilizados em Indaiatuba após temporal

Casas e estabelecimentos comerciais foram destelhados e árvores, derrubadas

Rodrigo Rossi
15/02/2023 às 10:03.
Atualizado em 15/02/2023 às 10:03
Estrutura metálica estava sendo cortada para ser retirada do local (Alessandro Torres)

Estrutura metálica estava sendo cortada para ser retirada do local (Alessandro Torres)

Moradores da cidade vizinha de Indaiatuba contabilizaram na terça-feira (14) os prejuízos causados pelo forte temporal que atingiu o município na segunda-feira (13). Fortes rajadas de ventos destelharam casas e estabelecimentos comerciais, árvores foram derrubadas e algumas famílias ficaram temporariamente desabrigadas. Uma pessoa ficou ferida e precisou de atendimento médico, segundo a prefeitura da cidade. 

O Jardim Hubert, na região Sul de Indaiatuba, foi um dos locais mais afetados. Uma estrutura metálica que cobria uma empresa de materiais de construção foi arrancada pela força do vento e atingiu quatro casas e carros no entorno. A intempérie climática derrubou também 20 árvores na região. Treze pessoas foram socorridas e uma com escoriações leves foi encaminhada ao pronto atendimento do município. Imóveis atingidos pela estrutura metálica precisaram ser interditados preventivamente pela Defesa Civil do município. As famílias tiveram que passar a noite na casa de parentes.

Com o desprendimento da estrutura metálica provocada pela ventania a rede de energia elétrica da Rua Zefiro Mattioni, no Jardim Hubert foi atingida e precisou ser desativada. Em nota, a CPFL Piratininga, concessionária de energia da cidade, informou que esteve no local e manteve a rede isolada durante todo o dia de terça-feira para a remoção das peças da estrutura metálica que estavam sobre a fiação elétrica para que a energia fosse restabelecida.

A Defesa Civil de Indaiatuba informou que a estação meteorológica localizada no Paço Municipal registrou o volume de 10.2 milímetros de chuva entre as 18h e as 19h de segunda-feira. Quem acompanhou de perto a força da natureza foi o analista Rogeison dos Santos Oliveira, 42 anos. Ele conta que havia acabado de chegar em casa com a esposa grávida quando a tempestade começou. “Foi assustador. Tudo muito rápido. Mas parecia interminável. O tempo fechou e escutamos aquele estrondo e quando vimos nossa casa estava sendo atingida”, disse. O eletricista Jader Bredes Oliveira, 25 anos também relata o desespero e agradece por ter tido apenas perda material. Ele teve o carro atingido. “É angustiante. Graças a Deus estamos todos bem, mas o carro foi perda total”, disse. 

Até o final da tarde de terça-feira as equipes da secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente da Prefeitura ainda estavam mobilizadas na retirada das árvores e na limpeza da cidade. 

A expectativa era de que os moradores pudessem retornar para suas casas. Porém, a Prefeitura informou no final da tarde de terça-feira que duas das quatro casas atingidas permanecerão interditadas.

Previsão

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de risco de chuvas intensas com riscos de transtornos, incluindo alagamentos, desabamentos e enchentes na região de Campinas para hoje e amanhã. Segundo o alerta estadual, as condições são para acumulados de chuva de até 75 milímetros na região de Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por