METAS

Prefeitura não consegue concluir todas as obras do Plano de 100 dias

Entrega da estação do BRT Ouro Verde está entre as obras atrasadas

Luiz Felipe Leite/[email protected]
10/04/2025 às 10:21.
Atualizado em 10/04/2025 às 13:13
Entre as promessas não cumpridas no Plano de 100 dias estão a conclusão da revitalização do Mercado Municipal (Kamá Ribeiro)

Entre as promessas não cumpridas no Plano de 100 dias estão a conclusão da revitalização do Mercado Municipal (Kamá Ribeiro)

Das 80 ações anunciadas para os 100 primeiros dias do segundo mandato do prefeito Dário Saadi (Republicanos), 64 foram realizadas dentro do prazo, o que representa 80% do total, segundo informações fornecidas pela Prefeitura de Campinas. O balanço foi divulgado ao Correio Popular, mas sem o detalhamento de tudo que foi realizado e do que não foi entregue. Considerando o que foi concluído até hoje, a gestão municipal destacou a publicação da minuta do edital da licitação do transporte público, a revitalização da Rua José Paulino, o início das reformas de nove centros de saúde, entre outras. No entanto, iniciativas muito aguardadas pela população da cidade, como o final da revitalização do Mercado Municipal e o começo das operações do Terminal BRT Ouro Verde, não ficaram prontas a tempo.

O próprio prefeito reconheceu que não foi possível terminar tudo o que foi prometido logo após a posse realizada em 1˚ de janeiro de 2025. Sem entrar em detalhes sobre os motivos que levaram aos atrasos, ele afirmou que muitas entregas previstas serão feitas nas próximas duas semanas.

Durante uma coletiva de imprensa realizada ontem no Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura, Saadi ressaltou o avanço no processo para a troca das empresas responsáveis pela concessão do sistema de transporte público em Campinas. Ao mesmo tempo, ele lamentou não poder entregar a reforma do Mercadão dentro dos 100 primeiros dias do segundo mandato. "O Mercadão deve ficar pronto nas próximas semanas. É uma obra muito complexa e um patrimônio da cidade. Eu lamento esse atraso, mas está para ser entregue", disse.

ENTREGAS

A Prefeitura de Campinas enviou uma nota para a reportagem onde citou alguns exemplos do que foi entregue considerando o Plano de 100 Dias. Segundo a administração municipal, ele foi planejado como um cronograma de entregas para o início deste novo mandato, que previa investimentos de mais de R$ 260,45 milhões em 80 ações, realizações e entregas em diversas áreas da Administração Municipal, com foco em educação, saúde e serviços públicos.

Além da publicação da minuta do edital da licitação do transporte público e da revitalização da Rua José Paulino, foram iniciadas as reformas dos centros de saúde Carvalho de Moura, Parque da Figueira, Parque Floresta, Perseu Leite de Barros, Jardim Santa Lúcia, Jardim Santa Mônica, Santa Odila, Santos Dumont e União dos Bairros. Destas, sete já foram concluídas pela gestão municipal. Ainda estão em andamento as intervenções nas unidades do Jardim Santa Lúcia e do Jardim Santa Mônica.

Também foi iniciada a operação do Terminal BRT Vida Nova e concluída a ampliação e reestruturação da rede de dados das unidades da Secretaria Municipal de Educação, além da reforça de telhados e da parte elétrica de 20 escolas municipais, quatro a mais do que foi previsto no Plano de 100 Dias.

Outros exemplos de ações concluídas pela gestão Dário Saadi até hoje foram a informatização completa do Hospital Ouro Verde e das 4 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade; pavimentação e drenagem dos bairros Campo Belo 1, 2 e 3, do Sul América e do Solar de Campinas; a aprovação do projeto de construção das marginais da Rodovia Santos Dumont (SP-075); Recuperação da calha do Córrego Serafim; plantio de 34 mil mudas de árvores em toda a cidade; inauguração do Abrigo Renascer; implantação do selo Residência Legal para a Pessoa Idosa; lançamento do sistema web de ambiente exclusivo para pessoas jurídicas da Secretaria de Finanças e o reforço da frota de motocicletas da Guarda Municipal de Campinas.

A administração municipal afirmou ainda ter começado a operação do reservatório de água do bairro Ponte Preta, por meio da Sanasa e entregue 1.402 matrículas em 16 núcleos residenciais, como no Jardim São Marcos, Parque Universitário de Viracopos, entre outros. No entanto, foram prometidos que 1.797 matrículas seriam entregues. A Prefeitura de Campinas divulgou também que publicou o decreto de "Conduta Ética dos Agentes Públicos" e que restaurou e recuperou o piso do Cemitério da Saudade.

Por fim, apesar de não estarem na relação divulgada pela Prefeitura, outras iniciativas da gestão municipal foram entregues em 2025. Um exemplo é a Estação BRT Parque das Bandeiras/Ipaussurama.

ATRASOS

A gestão municipal divulgou apenas dois exemplos de ações que não foram concluídas nos primeiros 100 dias do novo mandato do prefeito Saadi. Uma delas foi a reforma do Mercadão. A explicação é que a obra está em fase final e os atrasos mais recentes ocorreram por causa das chuvas e com o atraso da entrega de parte dos pisos pelo fornecedor dos materiais. Já em relação ao Terminal BRT Ouro Verde, a Prefeitura explicou que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está está concluindo as obras do banheiro para os motoristas e que a obra também atrasou por conta das chuvas. O novo prazo para entrega é 25 de abril.

A administração Saadi detalhou também que ações não previstas no Plano de 100 Dias, como o começo da implementação das microflorestas, por exemplo, também foram marcas do início do segundo mandato do prefeito reeleito de Campinas.

Outras ações previstas para os primeiros 100 dias de 2025 pela Prefeitura, no entanto, não tiveram seus status divulgados pela gestão municipal. A apresentação dos projetos para construção de duas novas unidades do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp); a inauguração do Abrigo Emergencial; a realização do primeiro Feirão do Empreendedorismo; a reforma de duas praças de esportes e do Centro de Vivência dos Idosos foram algumas delas.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por