É a 21˚ espaço para que os pets possam se exercitar e brincar em Campinas; academia ao ar livre também foi instalada na área
Brinquedos, obstáculos, iluminação de LED e até bebedouro para os cães são algumas das atrações do Parcão do Jardim Icaraí (Manoel De Brito)
A Prefeitura de Campinas entregou anteontem o 21˚ Parcão (espaço para pets) da cidade, agora no Jardim Icaraí. O novo espaço está localizado na Avenida José Cristovão Gonçalves. O Parcão é uma área planejada para que cachorros possam brincar e se exercitar. A população beneficiada é de 10 mil pessoas, que poderão levar os seus pets para que eles se divirtam.
O novo Parcão tem cerca de 800 metros quadrados e fica numa área total de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados, com gramado, onde foram instalados alambrado, brinquedos e obstáculos, bancos de concreto, iluminação em LED e bebedouro para os cães. Além do Parcão, a área recebeu a instalação de uma academia ao ar livre e um parque infantil, com balanços e gira-gira.
“As pessoas que convivem com animais são mais felizes. Esta iniciativa, de fazer os Parcões, foi muito acertada. É um espaço onde os cachorros podem brincar em segurança. E temos outros trabalhos fundamentais pela causa animal, como os consultórios veterinários móveis, que andam pela cidade inteira e oferecem consulta de graça, microchipagem, e o Samu Animal”, disse o prefeito Dário Saadi.
“Estamos entregando o 21º Parcão da cidade. Essa ideia se tornou uma política pública do município, de bem-estar aos animais em praças. A população tem demandado cada vez mais por espaços como este”, revelou o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
O investimento foi de R$ 150 mil. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O vereador Permínio Monteiro, presente na entrega do espaço, é autor da lei que cria o Parcão em áreas públicas. O vereador lembrou de que quando fez a proposta de um espaço para cachorros foi motivo de piada. Agora, a população de vários pontos da cidade pedem por espaços semelhantes.
“Esta estrutura é muito importante. Os moradores gostam de fazer as atividades onde moram, sem precisar se deslocar. A região cresceu, aumentou o fluxo de pessoas”, comentou o secretário-geral da Associação de Bairros, José Roberto Valine.
Moradora do bairro há 35 anos, a aposentada Rosângela Maria de Paula conta que ter um Parcão bem em frente de casa é muito bom. “Vou trazer minha cachorra Jade, de 8 meses, para brincar aqui”, prometeu. A cachorra dela é uma mistura de vira-lata com labrador.
OUTROS ESPAÇOS
O Parcão chegou a outros 20 locais de Campinas: Lagoa do Taquaral, Jardim Nova Europa, Jardim São Gabriel, Parque Industrial, Jardim Proença, Vila Padre Anchieta (três unidades), Parque Jambeiro, Parque da Figueira, Vila União, Vila Joaquim Inácio, DIC 4, Botafogo, Parque das Águas, Chácara da Barra, Centro (Largo do São Benedito), Vila Aurocan, Vila Padre Manoel da Nóbrega e Jardim Capivari.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.