ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Prefeitura inaugura na sexta novo Distrito de Assistência Social da região Sul

Nova instalação será na Rua Romualdo Andreazzi, no Jd. do Trevo, a 400 metros do antigo endereço

Da Redação
25/01/2024 às 08:54.
Atualizado em 25/01/2024 às 08:54
DAS Sul atendeu 2.533 pessoas no ano passado, uma média mensal de 211 atendimentos; unidade oferece programas de transferência de renda e benefícios dos governos estadual e federal (Rodrigo Zanotto)

DAS Sul atendeu 2.533 pessoas no ano passado, uma média mensal de 211 atendimentos; unidade oferece programas de transferência de renda e benefícios dos governos estadual e federal (Rodrigo Zanotto)

A nova instalação do Distrito de Assistência Social (DAS) da região Sul de Campinas será entregue na sexta-feira (26). Localizado na Rua Romualdo Andreazzi, 535, Jardim do Trevo, o local passará a dispor de espaço totalmente dedicado ao atendimento da população e à sua gestão interna, com uma sala ampla que será usada para atividades de formação e também reuniões, com capacidade para um grande número de pessoas. O DAS Sul não executa o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), mas serve como referência para os moradores no entorno. Em 2023, foram atendidas 2.533 pessoas pela equipe da unidade, o que representa uma média mensal de 211 atendimentos, destacando-se o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O local também oferece programas de transferência de renda como o Renda Campinas, o Cartão Nutrir e outros benefícios dos governos federal e estadual. “A Prefeitura de Campinas tem um compromisso com a promoção dos direitos e bem-estar da população, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Os DAS são serviços públicos municipais de assistência social e responsáveis pela articulação e integração das ações de assistência em âmbito local, com o objetivo de atender às necessidades da população em situação de vulnerabilidade.

As principais atribuições dos DASs são: formular, implementar, acompanhar e avaliar as políticas e ações de assistência social no território, promover a articulação intersetorial das ações de assistência social com outras políticas públicas, mobilizar e articular a participação da sociedade civil na política de assistência social, monitorar e avaliar a situação social do distrito e prestar serviços de assistência social à população em situação de vulnerabilidade social.

O DAS Sul atende a 245 bairros. A região conta com diversas outras políticas públicas integradas com centros de saúde, unidades municipais de ensino infantil, escolas municipais de ensino fundamental e escolas estaduais. O DAS da região Sul, junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Bandeiras e Campo Belo, desempenha um papel importante na gestão territorial desta região que é caracterizada como um território extenso e com o maior contingente populacional do município de Campinas.

A região Sul possui grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social. Para atender a essas demandas, a região conta com os citados DAS e CRAS, além de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e 20 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para crianças de 6 a 14 anos, executados por organizações da sociedade civil.

Neste ano, desde 10 de janeiro, a Prefeitura passou a contar com três conselhos tutelares que atendem a região Sul: o 1, que atende a região do Jardim Proença, o 2, que atende o Jardim Nova Europa, e o 6, que atende as regiões do São José e São Domingos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por