Secretário Marcelo Coluccini revelou que Polo de Inovação deve se inspirar no modelo do ‘aerocity’, desenvolvido na região do Aeroporto de Déli, na Índia
Polo de Inovação e Desenvolvimento Aeroportuário pretende estimular a instalação de rede hoteleira, centro de convenções e empresas de logística na região do Aeroporto de Viracopos; estudos realizados pelo Grupo de Trabalho formado pela Prefeitura podem indicar outras necessidades, como a instalação de escritórios e de centro comercial (Rodrigo Zanotto)
O Polo de Inovação e Desenvolvimento Aeroportuário (PIDA) a ser implantando pela Prefeitura no entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos deverá seguir o modelo do aerocity desenvolvido no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Déli, na Índia, o maior do país. A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, em função dos aspectos semelhantes dos dois terminais. “O aeroporto de Déli tem características muito parecidas com as nossas, bairros muito próximos. Normalmente o aeroporto fica um pouco mais afastado da cidade, mas no nosso caso a cidade já encostou”, explicou.
Nesta semana, a Prefeitura deu o primeiro passo para iniciar o PIDA ao formar o Grupo de Trabalho (GT) para realizar estudos sobre o zoneamento específico para a área próxima ao aeroporto, os incentivos para atrair empresas e a infraestrutura necessária para garantir a ocupação.
De acordo com ele, inicialmente o PIDA prevê estimular a instalação de rede hoteleira, centro de convenções e empresas de logística no entorno de Viracopos, o maior aeroporto de cargas do país e um dos maiores de passageiros. O secretário acrescentou que o estudo que ainda será feito para definição do projeto do PIDA poderá revelar outras necessidades, como a instalação de escritórios e de centro comercial.
Viracopos fechou 2024 com a movimentação de 12,4 milhões de passageiros, o segundo maior volume de embarques e desembarques sua história, apenas 0,8% menor em relação aos 12,5 milhões de pessoas do ano anterior. Já o Aeroporto de Déli tem dois grandes terminais, com capacidade para receber cerca de 20 milhões de passageiros por ano. Ele é um dos principais para voos domésticos e internacionais da Índia, com o aerocity contando com uma infraestrutura de ponta, formada por um centro comercial com escritórios e uma rede de hotéis de diversas categorias. Além da atividade empresarial, são oferecidas diversas opções de traslado de turismo, como para locais de compras e para a cidade de Agra, onde estão um forte histórico e o Taj Mahal, a principal atração turística indiana.
FUTURO
Para Coluccini, o potencial de Viracopos tende a crescer com importantes projetos de infraestrutura em andamento, por exemplo a modernização e duplicação da Rodovia Miguel Melhado, prevista para ser inaugurada em setembro próximo; a implantação do Trem Intercidades São Paulo-Campinas (TIC), cujas obras devem começar no próximo ano; e a futura linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando o Centro de Campinas, integrado à estação TIC, ao aeroporto. O governo do Estado prevê o lançamento do edital desse último modal de transporte em 2026, com o projeto incluindo outra linha que ligará Campinas, Hortolândia e Sumaré.
“Muita gente que está em São Paulo hoje prefere vir até Campinas para pegar o voo. Voos executivos já não existem mais em Congonhas. Tudo isso (projetos em andamento) são atrativos para que Campinas tenha um desenvolvimento ainda maior nessa região aeroportuária”, afirmou o secretário de Planejamento.
GRUPO DE TRABALHO
O grupo formado pela Prefeitura contém 26 técnicos, entre titulares e suplentes, de diversas secretárias e empresas municipais, entre elas Planejamento e Desenvolvimento Urbano; de Urbanismo; Cultura e Turismo; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura; Trabalho e Renda; Sociedade de Abastecimento e Saneamento S.A. (Sanasa) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). “O grupo tem uma visão geral para não ter nenhum tipo de surpresa lá na frente. E também (para estudar) como conectar com os projetos futuros do TIC e do VLT”, destacou Coluccini.
Segundo ele, o desenvolvimento do PIDA depende também da relicitação a ser feita pelo governo federal para escolha da nova permissionária para administrar Viracopos. Ele enviou, na terça-feira (11), ofício de solicitação de uma reunião com o secretário nacional de Portos e Aeroportos, Alex Sandro Ávila, para se informar sobre o andamento do processo. “A concessionária é uma peça fundamental dentro do nosso projeto do PIDA”, disse Coluccini ao apontar ainda a participação dos governos federal e estadual na implantação.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram