OLHAR SOCIOAMBIENTAL

Prefeitura espera 15 mil pessoas em eventos da Semana do Meio Ambiente

Abertura oficial da Semeia 2024 será hoje, às 10h, no Paço Municipal; durante sete dias, serão 200 atividades em diferentes pontos da cidade

Luiz Felipe Leite/[email protected]
05/06/2024 às 09:49.
Atualizado em 05/06/2024 às 10:02
Algumas das atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente serão realizadas na Mata de Santa Genebra, como uma caminhada ecológica, que ocorrerá hoje a partir das 8h30 (Carlos Bassan)

Algumas das atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente serão realizadas na Mata de Santa Genebra, como uma caminhada ecológica, que ocorrerá hoje a partir das 8h30 (Carlos Bassan)

 A Prefeitura de Campinas e a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) abrem hoje, dia 5, a programação de atividades ligadas à Semana do Meio Ambiente. Serão vários eventos, realizados até a quarta-feira da próxima semana, dia 12, com a maioria aberta para a população. A expectativa é que mais de15 mil pessoas participem da programação. A abertura oficial vai ser feita às 10h de hoje, no saguão do Paço Municipal, com uma apresentação de MPB e Pop Rock internacional com alunos do Instituto Anelo. No mesmo dia, será assinado um plano de trabalho em educação ambiental com a Fundação Feac, além da realização de uma palestra sobre o panorama socioambiental de Campinas para os alunos da Escola Estadual Carlos Gomes.

Com o tema "Campinas 250 anos - Um olhar socioambiental sobre nossa cidade", a Semana do Meio Ambiente (Semeia) 2024, organizada pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), tem por objetivo fazer refletir sobre a história da cidade, desde os tempos das fazendas de cana-de-açúcar e café até os dias de hoje, na posição de uma das maiores metrópoles do país. "Precisamos olhar para essa linha do tempo para que possamos nos reconhecer enquanto munícipes e, enfim, poder planejar e pensar no futuro que a gente quer para a cida- de com esse olhar socioambiental, sem esquecer da nossa grande biodiversidade, dos recursos hídricos, das bacias hidrográficas, todos os córregos e nascentes e das nossas áreas de proteção ambiental", disse o coordenador de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas, Amandi Buzon Rodelli.

Esta é a 24ª edição da Semeia, organizada pela Administração Municipal por meio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental. A programação integra as iniciativas de diversos grupos de educação ambiental, entre eles de representantes do poder público, centros de educação ambiental, sociedade civil, instituições, autarquias, redes de ensino de Campinas, ONGs, universidades, cursos técnicos, terceiro setor, redes intersetoriais, comunidades e coletivos em geral. A Semeia 2024 levará cerca de 200 atividades a diferentes espaços da cidade. A maioria dos eventos é aberta ao público e a programação completa pode ser conferida em campinas.sp.gov.br/sites/semeia/programacao-2024.

MATA SANTA GENEBRA

A programação da Fundação José Pedro de Oliveira para a comemoração da Semana do Meio Ambiente de Campinas também está com várias opções, com pelo menos sete eventos gratuitos para a população poder ter um contato próximo com a Mata de Santa Genebra. O primeiro evento vai ser uma caminhada ecológica, prevista para acontecer às 8h30 de hoje, pela estrada que contorna a mata. O percurso será de aproximadamente 5 km e não necessita de inscrição prévia. Os interessados em participar devem comparecer à sede da fundação (na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo, Campinas), às 8h15, para receber orientações gerais de técnicos e biólogos e em seguida iniciar o percurso.

Segundo a assessoria da fundação responsável, todos os participantes deverão estar com calçados adequados à realização de caminhada em área com piso irregular. É recomendado ainda que os participantes levem garrafa de água, façam uso de repelente para insetos e de protetor solar. Em caso de chuva ou ventos fortes, as ativida- des poderão ser canceladas.

Além das caminhadas ecológicas diurnas e noturnas, com monitores apresentando a biodiversidade, também estão previstas visitas auto- guiadas à Mata de Santa Genebra, o Projeto Praça Peroba Poca (uma intervenção artística na praça que fica ao lado da Mata Santa Genebra), realização de aula de Lian Gong, além de atividades para grupos escolares e de pessoas comuns. Para mais informações sobre a programação completa das atividades da Semana do Meio Ambiente, é necessário acessar o site www.fjposantagenebra.sp.gov.br/opcoes-visitacao. Dúvidas podem ser encaminhadas para [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por