BUS RAPID TRANSIT

Prefeitura entrega oficialmente o Sistema BRT Campinas

Cerimônia foi realizada no último terminal inaugurado, no Ouro Verde, que já está em operação desde o dia 25 de abril

Da Redação
14/05/2025 às 07:56.
Atualizado em 14/05/2025 às 13:16
Terminal BRT Ouro Verde foi o último do BRT campineiro inaugurado; Administração vai observar o funcionamento do local nos primeiros quatro meses para verificar se serão necessárias mudanças (Rodrigo Zanotto)

Terminal BRT Ouro Verde foi o último do BRT campineiro inaugurado; Administração vai observar o funcionamento do local nos primeiros quatro meses para verificar se serão necessárias mudanças (Rodrigo Zanotto)

O Sistema BRT Campinas foi entregue oficialmente ontem em uma cerimônia que reuniu diversas autoridades públicas no Terminal BRT Ouro Verde, o último inaugurado e que está aberto à população desde 25 de abril. O secretário municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, afirmou ao Correio Popular que a Prefeitura de Campinas vai observar a operação do novo terminal por um período de quatro a cinco meses antes de adotar qualquer alteração para reforçar a acessibilidade ao local, tema que gerou críticas dos usuários ouvidos pela reportagem.

O acesso ao Terminal BRT Ouro Verde ocorre de três formas. Uma delas é por meio de uma passarela, que passa por cima da Avenida Ruy Rodriguez, conectando o local ao Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde). A outra, que também utiliza uma passarela por cima da mesma avenida, liga a nova estrutura ao terminal convencional de ônibus. E a terceira é por meio dos ônibus das linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova), que fazem paradas programadas no novo local.

O aposentado Eudes Rodrigues dos Santos, de 76 anos de idade, se desloca constantemente da região do Taquaral, onde mora, ao Hospital Ouro Verde para a realização de sessões de fisioterapia. Ele utiliza uma bengala e comentou da dificuldade que é acessar o Terminal BRT por meio da passarela existente. “Tenho de dar uma volta bem grande. Se tivesse um elevador no acesso à passarela, que me levasse mais rapidamente para a parte de cima, facilitaria muito”, disse.

Mirian Gonçalves, de 63 anos, elogiou o Terminal BRT Ouro Verde, mas concordou que a acessibilidade ao local para pessoas idosas e/ou com deficiência poderia ser melhor. “Espero que a Prefeitura faça as alterações necessárias para ajudar as pessoas que possuem dificuldade de locomoção.”

De acordo com o secretário Barreiro, os acessos ao Terminal BRT Ouro Verde por meio de passarelas foram propositais, com o objetivo de garantir a segurança dos pedestres que acessam o local. “O novo terminal foi construído onde era antigamente o canteiro central da Avenida Ruy Rodriguez. Fizemos nesse local, pois queríamos garantir um acesso facilitado ao Hospital Ouro Verde, que é bastante frequentado, e também para garantir uma ligação mais rápida entre os sistemas de ônibus. O BRT é um sistema alimentado pelas linhas alimentadoras, que são aquelas que têm acesso pelo terminal convencional de ônibus. Elas vêm dos bairros mais distantes, usadas por pessoas que embarcam no BRT sentido Centro, por exemplo. Ao mesmo tempo, evitamos que as pessoas atravessem a Avenida Ruy Rodriguez para se deslocarem do BRT ou do terminal convencional para o hospital, e viceversa. Queremos evitar atropelamentos e outros acidentes do tipo”, explicou. 

Questionado a respeito das reclamações recebidas ontem e no dia 26 de abril, em reportagem do Correio Popular feita no dia seguinte ao início da operação do local, o titular da Pasta municipal de Infraestrutura não descartou a realização de intervenções para solucionar os problemas que aparecerem. “O dia a dia pode mostrar que alguma coisa pode ser melhorada, mas isso tudo tem de ser avaliado com muito cuidado.” 

BRT

Com o Terminal BRT Ouro Verde em funcionamento, o sistema BRT se tornou 100% operacional. As obras tiveram início em 2017, no primeiro ano do segundo mandato do ex-prefeito Jonas Donizette, atual deputado federal pelo PSB, também presente na inauguração. Ao longo da implantação do sistema, foram feitas entregas parciais. Em novembro de 2024, todas as intervenções foram concluídas.

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) comemorou a entrega oficial do sistema do BRT e destacou que ele gerou várias melhorias concretas para a vida da população. “Por exemplo, o sistema reduziu o tempo de deslocamento entre as regiões do Campo Grande e Ouro Verde até o Centro da cidade, chegando a economizar quase meia hora dependendo do horário. Além disso, melhorou a fluidez do trânsito nessas áreas, promovendo desenvolvimento urbano e qualidade de vida para muitas famílias que dependem do transporte público para trabalhar e realizar suas atividades diárias, inclusive nos fins de semana.”

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por