PLANO CAMPINAS 2030

Prefeitura e Sanasa inauguram reservatório do Jd. Nova Europa

É a segunda entrega das 20 unidades que estão em construção para aumentar a segurança hídrica de Campinas

Da Redação
03/04/2024 às 08:57.
Atualizado em 03/04/2024 às 08:57
Com um volume de dois milhões de litros de água, o novo reservatório beneficiará 25.656 pessoas (Alessandro Torres)

Com um volume de dois milhões de litros de água, o novo reservatório beneficiará 25.656 pessoas (Alessandro Torres)

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, inauguraram na terça-feira (2) mais um reservatório de água potável na cidade. Desta vez, na região do Jardim Nova Europa. Este é o segundo reservatório a ser entregue dos 20 que estão sendo construídos para aumentar a segurança hídrica em Campinas. Durante o evento, o prefeito destacou a importância da garantia do abastecimento de água com a entrega de mais um reservatório para a cidade e de como essas ações colocam Campinas em um patamar elevado no saneamento. “A Sanasa tem 50 anos de excelência e referência na implementação de saneamento básico, e isso é fundamental para colocar a cidade na posição em que está. É uma história que a cidade construiu, mas que nos últimos três anos foi acelerada. Agora, o esforço é para continuar mantendo essa posição e continuar avançando”, disse Dário.

Com um volume de dois milhões de litros de água potável, o reservatório beneficiará 25.656 pessoas dos seguintes bairros: Jardim Nova Europa, São Bernardo, Vila Marieta, Parque Prado, Parque Figueira, Vila Campos Sales e Parque São Martinho. “Para termos uma ideia do que significam esses 2 milhões de litros, é como se cada família beneficiada recebesse mais de 200 garrafas pets de 1,5 litro de água”, explicou Manuelito.

Para a construção deste reservatório foram investidos R$ 3,3 milhões. Feito em aço vitrificado, o reservatório possui teto que constitui domo geodésico fabricado em alumínio. Os domos também são chamados de cúpulas compostas por uma rede de polígonos, na maioria das vezes triângulos, que formam uma esfera ou semiesfera. O aço vitrificado é extremamente resistente, possui elevada vida útil e tem baixa necessidade de manutenção preventiva. Além disso, permite montagem rápida e limpa, sem necessidade de equipamento pesado, e não precisa de repintura.

O Reservatório Nova Europa integra o Plano Campinas 2030, um investimento da Sanasa em mais de 100 obras por toda a cidade, para garantir o abastecimento de água de forma segura e sustentável para Campinas e seu crescimento socioeconômico nos próximos anos. O plano contempla a construção de 20 novos reservatórios, mais de 450 km de troca de redes, 111 km de novas redes de água, 174 km de novas redes de esgoto, mais 39 km de novas adutoras e muito mais.

Campinas conta hoje com 73 reservatórios, suficientes para 12 horas de consumo dos moradores. Os 20 novos reservatórios vão garantir mais 54 milhões de litros, aumentando a capacidade total de reservação para 196 milhões de litros, suficientes para 20 horas de consumo. Essa ampliação da reserva de água, além de ampliar a segurança hídrica da cidade, também é importante para a resiliência de Campinas. Em casos de desastres ambientais ou falta de energia que impeçam a captação nos rios que abastecem a cidade, garante o abastecimento até que a captação possa ser retomada.

TROCA DE TUBULAÇÃO

Dando continuidade ao Plano Campinas 2030, que prevê a substituição de 450 quilômetros de tubulações de água até este ano, hoje (3), a companhia vai desativar a rede de água atual na Vila Ipê para a instalação de uma nova. A obra vai utilizar o método pipe bursting, no qual a rede atual é usada como "guia" para a instalação da nova. Até agora já foram trocados 350 quilômetros. 

Para ser executada, de acordo com a assessoria de imprensa da Sanasa, será necessário interromper o abastecimento das 8h até as 17h dos imóveis localizados entre as ruas Áurea de Andrade Guedes Pinheiro, Antônio Oliveira Fernandes, Waldomiro Gonzaga da Silva, Heitor Diniz Capelo, Custódio Teixeira, Doze de Abril, Francisco Bianchini, Clara Camarão e Bartira, Rodovia Visconde de Porto Seguro e Rua Lux Aeterna. Após a conclusão do serviço, o abastecimento será retomado de forma gradual.

Estão sendo instaladas tubulações em PeAd (polietileno de alta densidade), material resistente e com durabilidade de cerca de 50 anos, que vai melhorar a qualidade da água fornecida, reduzir a quantidade de reparos emergenciais e, consequentemente, novas paralisações no fornecimento.

A empresa solicita aos moradores que consumam água de forma consciente, especialmente no horário em que as obras estiverem em execução. A companhia ressalta que imóveis que possuem caixa d'água obrigatória para ao menos 24 horas de reservação, como determina o artigo 41 da resolução 145/2016, da ARES-PCJ, não devem sentir os efeitos da interrupção. Já para aqueles que ainda não estão de acordo com a determinação, a Sanasa recomenda que se faça a reserva antecipada de água, porém, destaca que os reservatórios devem permanecer com tela e fechados para evitar que se tornem criadouros do mosquito da dengue.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por