Plantio das novas mudas está previsto para começar em novembro; tempestades recentes (entre 1˚ e 9 de outubro) derrubaram 253 árvores em diversas regiões de Campinas (Alessandro Torres)
A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas anunciou que vai repor as árvores que caíram com as últimas chuvas. De acordo com o levantamento da Secretaria, 253 árvores caíram em várias partes do município na cidade entre 1º e 9 de outubro. Além dessa quantidade, a Administração Municipal vai plantar mais três mil mudas no futuro Parque do Jardim Bassoli, que vai começar a ser construído ainda em outubro.
Segundo o secretário Ernesto Paulella, a ideia é fazer o plantio das mudas nos locais próximos de onde caíram e em alguns outros pontos. "O plantio destas árvores está previsto para começar até novembro". Na semana passada, a Secretaria de Serviços Públicos já tinha anunciado que faria a reposição de árvores depois que as primeiras árvores caíram por causa das chuvas.
Paulella explica que existe a legislação que o plantio de 25 árvores a cada uma que é suprimida, como uma forma de compensação. Porém, para o secretário, a situação é diferente, pois “não houve corte, mas sim queda pela chuva. Mesmo assim, decidimos repor as que caíram”.
A região Sul, onde ficam os bairros Campo Belo, Jardim Marisa, Jardim Fernanda, entre outros, foi uma das mais atingidos, com a queda de 66 árvores. Na sequência, a região Noroeste, onde fica o distrito do Campo Grande, sofreu com a queda de 57 árvores. Na região Sudoeste, que inclui o distrito do Ouro Verde seguidos pela região Noroeste, onde fica o distrito do Campo Grande, com 57 árvores, e a região Sudoeste, que inclui o distrito do Ouro Verde, com 48 árvores.
PARQUE DO JARDIM BASSOLI
O futuro parque ecológico do Jardim Bassoli, que receberá o plantio de três mil mudas, tem 120 mil metros quadrados, com pista de caminhada, quadras poliesportivas, campo de futebol, sanitários, iluminação, academia ao ar livre, pista de skate e parquinho.
No ano passado, quando foi feito o anuncio da criação do espaço, os investimentos foram estimados em R$ 2 milhões. No Campo Grande residem cerca de 30 mil pessoas. O parque será instalado em uma área pública próxima ao conjunto habitacional para onde foram transferidas pessoas que residiam em áreas de risco do município.
“É uma região populosa que não tem nenhuma área de lazer”, disse o secretário de Serviços Públicos na ocasião do anuncio.
Atualmente, o local é usado por moradores próximos para a criação de animais – como cavalos, bois e porcos – ou para jogar entulho e lixo, às margens da Rua Leonel Ferreira Gomes. O Jardim Bassoli fica a 26 km do Centro, com o percurso de ônibus levando em torno de 1h50.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.