SONHO CONCRETIZADO

Prefeitura de Campinas regulariza imóveis de 231 famílias no S. Mônica

Matrículas foram entregues na terça-feira em cerimônia na Estação Cidadania-Cultura

Gustavo Abdel/ [email protected]
09/08/2023 às 08:41.
Atualizado em 09/08/2023 às 08:41
Moradores formam fila para receber as matrículas definitivas de seus imóveis no Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica - 1ª Fase (Alessandro Torres)

Moradores formam fila para receber as matrículas definitivas de seus imóveis no Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica - 1ª Fase (Alessandro Torres)

O vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida (PSB), entregou na noite de terça-feira (8) a matrícula de propriedades dos imóveis a 231 famílias do Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica - 1ª Fase, como parte do programa de Regularização Fundiária da Prefeitura. Desde 2021 já foram regularizados 6.379 imóveis através do processo de regularização do município.

Durante a cerimônia, realizada no auditório da Estação Cidadania-Cultura, na Vila Esperança, o vice-prefeito anunciou a aprovação do Plano de Regularização Fundiária do Núcleo Residencial Jardim São Marcos - 2ª Fase, que beneficiará mais 193 famílias com as matrículas de suas propriedades.

O presidente da Cohab e secretário Municipal da Habitação, Arly de Lara Romêo, destacou o processo de regularização fundiária. "Além de assegurar que 231 famílias recebam as matrículas de propriedade dos seus imóveis, garantimos, também, o acesso dessas famílias a toda infraestrutura essencial, bem como melhorias urbanísticas e ambientais, mitigando, assim, os prejuízos causados com a implantação do núcleo urbano de forma irregular", destacou o secretário.

O Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica 1ª Fase teve início em meados de 1978, com a vinda da primeira família do estado do Paraná. O local ficou conhecido desde então como "Campinho do São Marcos".

O casal Diógenes Neves e Luiza Leite Neves estava entre os beneficiados com o título, e comemoraram a conquista. "Minha tia morou 20 anos na casa onde estamos. Passou para nós, mas a gente precisava do nosso nome na documentação. Isso nos dá muita alegria", contou Diógenes.

Já seo Manuel Messias Pinto, de 77 anos - um dos primeiros moradores do "Campinho", também se emocionou ao saber que, a partir de agora, é de fato dono do imóvel. "Comprei minha casa há 20 anos, depois de já ter morado aqui mais de 40 anos. Eu sei da importância de ter uma matrícula em mãos", comemorou.

Zelita dos Santos Dias, 52 anos, esperava por esse dia há 25 anos, desde quando adquiriu uma propriedade no local. "Desde 2021 estamos nessa luta de documentação, e hoje posso dizer que é o dia mais feliz da minha vida. Vou dormir uma noite tranquila e acordar com dignidade", emocionouse a dona de casa, que foi a terceira a receber o título das mãos do vice-prefeito.

Wanderley de Almeida, que representou o prefeito Dário Saadi (Republicanos), explicou que a Prefeitura está há uma década em processo de regularização fundiária daquela região, e que Campinas ainda possui cerca de 300 núcleos que precisam de regularização semelhante.

"Estamos há uma década discutindo esse processo de regularização, e hoje conseguimos beneficiar centenas de famílias, com suas matrículas regularizadas e registradas em cartório. É um reconhecimento da luta e da história de vocês, e um compromisso nosso de continuidade da programa", disse Wandão.

O Diretor de Habitação, Lucas Bonora, frisou que a ação conjunta do processo de regularização fundiária e a construção de moradias garante benefícios imediatos para a população, fortalecendo a política pública habitacional de Campinas voltada à população de baixa renda.

"No Plano de Regularização Fundiária do Núcleo Residencial Jardim Santa Mônica - 1ª Fase projetamos lotes e construímos moradias para o reassentamento de famílias que haviam sido removidas de áreas de risco, bem como realizamos melhorias habitacionais em moradias precárias e insalubres", destacou o diretor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por