A Secretaria responsável pela campanha do agasalho alertou que as roupas masculinas são as menos doadas (Divulgação)
Com o slogan "Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente", a Campanha do Agasalho de 2022, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, foi lançada na última sexta-feira, 13. A intenção é a de arrecadar e distribuir o máximo de roupas de frio e cobertores para a população em situação de vulnerabilidade. Até esta quarta-feira (19), o site http://campinas.sp.gov.br/doeagasalho, que concentra todas as informações da campanha, listava 110 pontos de coleta espalhados pela cidade.
A Secretaria alertou que as roupas masculinas são as menos doadas, portanto, a principal preocupação da Pasta. Além disso, a recomendação é a de evitar doação de peças que não estejam bem conservadas. As roupas e cobertores doados serão entregues aos serviços que atendem à população em situação de rua, unidades localizadas nos bairros (Centro de Referência de Assistência Social - Cras), abrigos municipais e para entidades parceiras da Administração.
A Câmara Municipal também aderiu à ação do Executivo municipal. Dois postos de arrecadação estão disponíveis, um na entrada da sede, na Avenida da Saudade, e outro na entrada do Teatro Bento Quirino, onde as sessões da Câmara estão sendo realizadas.
Quem quiser abrir um ponto de coleta de roupas para ajudar na Campanha do Agasalho de 2022 pode entrar em contato com a Administração pelos telefones (19) 2116-0165 e (19) 2116-0281. A campanha do Executivo acontece pelo menos até o dia 31 de julho e pode ser prorrogada em caso de necessidade.
A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) também promovem uma Campanha do Agasalho. Foram entregues mais de 1 mil peças para duas entidades: o Instituto Padre Haroldo (IPH) e a Associação Evangélica Assistencial (AEA).
Até terça-feira (16), 1.693 peças em bom estado foram separadas para doação, 603 entregues ao IPH e 602 à AEA. Para contribuir com a campanha "Mais que uma doação, um ato de amor ao próximo!", a população pode procurar o ônibus adesivado especialmente para essa ação, que fica estacionado no Largo do Rosário, no Centro da cidade, das 8h às 17h de segunda a sexta e das 8h às 12h aos sábados.
Outros pontos de arrecadação são os terminais de ônibus Central, Ouro Verde, Campo Grande, Mercado, Barão Geraldo, Vila União, Vida Nova, Padre Anchieta e Metropolitano, e na sede da Transurc, onde serão instaladas as caixas da campanha.