REVITALIZAÇÃO

Prefeitura de Campinas inicia reforma do Terminal Mercado

Parte da comemoração dos 250 anos de Campinas, obras serão concluídas em quatro meses

Da Redação
14/11/2023 às 09:12.
Atualizado em 14/11/2023 às 09:12
Devido à grande circulação de pessoas, cerca de 18 mil por dia, Emdec preparou cartazes e folhetos explicativos sobre as alterações feitas nas linhas dos ônibus (Alessandro Torres)

Devido à grande circulação de pessoas, cerca de 18 mil por dia, Emdec preparou cartazes e folhetos explicativos sobre as alterações feitas nas linhas dos ônibus (Alessandro Torres)

As obras de revitalização do Terminal Mercado, no Centro de Campinas, em frente ao Mercado Municipal (Mercadão), começaram na segunda-feira (13). O prazo estimado para a conclusão dos trabalhos é 120 dias, mas, segundo a Prefeitura, a data pode mudar dependendo das condições climáticas. A reforma foi anunciada no mês passado.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) calcula que 18 mil pessoas passam por dia pelo local. Os investimentos são da ordem de R$ 1.449.276,32, contrapartida da empresa Construtora Patriani. Para a realização das obras, a Emdec preparou uma nova operação. O fechamento do Terminal Mercado ocorrerá em duas etapas para minimizar os impactos aos usuários. Em cada etapa, uma parte do local será fechada. As linhas que atendem o espaço impactado serão remanejadas para ruas próximas.

Nesta primeira etapa, no Terminal Mercado, permanecem sete linhas convencionais: 251, 252, 256, 257, 261, 263 e 265. Também permanecem no Terminal Mercado as oito linhas do corujão: 179, 199, 289, 299, 309, 339, 399 e 489.

Um ponto de parada, com porta esquerda, será criado na Avenida Benjamin Constant, onde hoje é um ponto de táxi. Seis linhas vão operar neste ponto: 254, 255, 260, 317, 348 e 371. Sete linhas ficarão no ponto na avenida Benjamin Constant com rua Ernesto Khulmann: 173, 230, 242, 244, 253, 367 e 368.

Haverá mudança de itinerário, para a rua José Paulino, das linhas 171, 377 e 382. Essas linhas passam a fazer ponto de parada na rua Jorge Miranda, atrás do Mercado Municipal. No Terminal Mercado III ficarão dez linhas: 240, 241, 249, 250, 271, 273, 311, 312, 352 e 355.

A revitalização do Terminal Mercado integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações em todas as áreas, uma por dia, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.

O Terminal Mercado foi entregue no final da década de 1970. A revitalização do espaço busca levar mais conforto, acessibilidade e segurança para os usuários do local. O local é atendido por 19 linhas de ônibus convencionais. São elas: 230, 240, 241, 242, 249, 250, 251, 252, 253, 254, 255, 256, 257, 260, 261, 263, 265, 271 e 273. Também é atendido por oito linhas do serviço Corujão (circulam de madrugada): 179, 199, 289, 299, 309, 339, 399 e 489. O Terminal Mercado III, que fica ao lado do Mercadão, é atendido por nove linhas: 171, 311, 312, 348, 352, 355, 371, 377 e 382.

AS OBRAS

Entre as principais intervenções que serão realizadas no Terminal Mercado estão o fechamento do terminal, a implantação de duas entradas com bilheterias e reformulação de todas as plataformas, que ficarão mais espaçosas e confortáveis.

O Terminal Mercado também terá nova cobertura nas plataformas e nas duas entradas. Serão construídos banheiros para pessoa com deficiência, feminino e masculino, além de espaço família. Os banheiros existentes serão reformados.

O espaço da área operacional da Emdec será reformado e será construído um espaço para motoristas. O terminal terá piso podotátil em toda área. Também haverá reformas na parte elétrica, hidráulica, drenagem e esgoto. O espaço ganhará paisagismo e nova comunicação visual.

BRT

Outra mudança no trânsito anunciada pela Emdec envolve o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Em função da migração de usuários das linhas convencionais para as novas linhas do BRT Campo Grande, a empresa reforçou desde segunda-feira (13) a operação dos dias úteis.

A frota da linha paradora BRT20 passou de 13 para 15 veículos nos horários de pico da manhã e de 12 para 13 no pico da tarde. Com isso, os intervalos passaram para sete minutos de manhã e oito à tarde.

Também houve reforço na frota da linha semiexpressa BRT21, que passou de seis para sete veículos no pico da tarde, horário que concentra a maior demanda. Os intervalos caíram de 12 para 10 minutos. Agora, são 32 veículos em operação nas linhas BRT, nos horários de pico, em dias úteis.

A BRT20 é paradora, parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Satélite Íris e chega até o Terminal Mercado e Corredor Central/Rótula (Irmã Serafina, Anchieta e Orosimbo Maia). Atende todas as 13 estações do corredor BRT – Nova Esperança, Rossin, Florence, Aliança, Bandeirantes, PUC/Roseiras, Londres, Garcia, Aurélia, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária. A linha BRT20 opera em dias úteis, sábados, domingos e feriados, entre 4h25 e 0h.

A BRT21 é semiexpressa, parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC/Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Ela circula de segunda a sextafeira, nos horários de pico (entre 4h45 e 8h15; e entre 15h42 e 19h33), com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido com maior demanda de passageiros.

Também para ajustar a frota à demanda de usuários, a linha alimentadora 227 (Jardim Florence II) recebeu um veículo adicional no último dia 9 de novembro para circular, em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde. A frota passou de dois para três veículos e os intervalos de 20 para 13 minutos. A mudança foi tomada após remanejamento de veículos da linha convencional 229 (Jardim Florence II) e para atender a migração da demanda de usuários.

Para viabilizar a integração com as linhas BRT de forma mais rápida, a Emdec já criou cinco alimentadoras – 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III) e 235 (Residencial Sirius). O intuito é que os usuários migrem das linhas convencionais para as linhas alimentadoras e, a partir do Terminal Satélite Íris, utilizem uma das linhas BRT.

A Emdec segue monitorando de perto a circulação das linhas BRT e fará mais ajustes, se necessário. Todos os detalhes sobre a nova operação do BRT Campo Grande podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec. com.br/brt.

LINHAS CONVENCIONAIS

A Emdec também promove ajustes nos horários de operação das linhas 132 (Terminal Vida Nova), 385 (Shopping Iguatemi/Rodoviária). A linha 132 recebeu ajustes desde segunda-feira (13) nos horários de operação no período noturno, em dias úteis, nas partidas do Terminal Vida Nova e da Rodoviária.

A 385 tem o início da operação antecipada para 6h02 do Terminal Shopping Iguatemi e para 5h20 do Terminal Metropolitano, em dias úteis.

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