Mobiliário urbano e cobertura tornaram local mais confortável
O prefeito Dário Saadi caminhou ontem sob a cobertura de guarda-chuvas no calçadão da Rua 13 de Maio (Rodrigo Zanotto)
Pela manhã, de quinta-feira (24), o prefeito Dário Saadi entrou no novo mobiliário urbano e na cobertura de guarda-chuvas da Rua 13 de Maio. A instalação foi doada pela Construtora Patriani, que venceu um chamamento público aberto pela Prefeitura para apresentação de projetos de requalificação da via.
A estrutura será permanente e a construtora responderá pela manutenção dela durante o primeiro ano. As obras começaram em setembro e o trabalho foi finalizado nesta semana. Seis quadras receberam a estrutura de metal com os guarda-chuvas coloridos - a partir do trecho atrás da Catedral até próximo à Estação Cultura.
São cerca de 800 metros, onde foram instalados 3,1 mil guarda-chuvas coloridos, distribuídos em armações treliçadas colocadas a 6 metros de altura. Também foi instalada uma nova iluminação, empregando cabeamento aéreo, com 62 luminárias, com dois pontos de luz de LED em cada uma e sensores para acender ao fim do dia e desligar pela manhã.
Sem dinheiro público
"Não teve dinheiro público envolvido, porque a Patriani participou do chamamento público e assumiu a obra que, a princípio, parecia mais simples, mas que depois se mostrou mais complexa. A um mês do Natal, depois de dois anos de pandemia, com tanto sofrimento e perdas, inclusive para o comércio do Centro, realmente é um presente para os comerciantes", disse Dário.
Também foram instalados 42 bancos em formato de puffs, 23 retangulares e 15 lixeiras de 150 litros cada. Todos de concreto. O projeto foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e é uma ação do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC). A decoração e o mobiliário urbano tornaram a Rua 13 de Maio mais amigável e confortável, com áreas de sombreamento e locais de descanso.
"Realizamos um chamamento público, aberto a todas as empresas de Campinas, e, agora, oferecemos mais conforto para a população, como forma de estimular o comércio e serviços aqui no Centro. É muito importante entregar uma obra para a população e ver que ela está aproveitando o resultado", finalizou a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho.