‘DIA DE DOAR’

Prefeitura de Campinas e Feac lançam campanha em prol das OSCs

12 Organizações da Sociedade Civil poderão ser ajudadas por meio de doações em dinheiro

Da Redação
31/10/2023 às 09:11.
Atualizado em 31/10/2023 às 09:11
Anúncio oficial contou com a presença da secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, e da autora da lei que inseriu a campanha no calendário do município, a vereadora Debora Palermo (PL) (Artur Araujo)

Anúncio oficial contou com a presença da secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, e da autora da lei que inseriu a campanha no calendário do município, a vereadora Debora Palermo (PL) (Artur Araujo)

A Prefeitura de Campinas e a Fundação Feac lançaram oficialmente na segunda-feira (30) a Campanha Dia de Doar, instituída no calendário oficial por meio da Lei nº 16.356/2023. Ao contrário de campanhas como Campinas sem Fome, de doação de alimentos, ou Campanha do Agasalho, voltada à doação de roupas e cobertores, o Dia de Doar será marcado por doações em dinheiro. As doações devem ser feitas diretamente para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que disponibilizarão meios de receber as ofertas.

O movimento solidário, que promove a generosidade no Brasil e no mundo, terá a participação de 12 instituições neste ano: Associação Civil Carmelitas da Caridade, Associação de Assistência Social São João Vianney, CEI Campinas, CPTI Centro Promocional Tia Ileide, Creche Cantinho de Luz, Fundação Síndrome de Down, Instituto Dom Nery, Instituto Padre Haroldo, Plantando Sementinhas, Projeto de Ação Social Bom Amigo, Projeto Gente Nova (Progen) e Sociedade Pró-Menor Barão Geraldo.

“Estamos todos reunidos, poder público e terceiro setor, com o propósito de atender as pessoas. A campanha do Dia de Doar fará, certamente, a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.

A vereadora Debora Palermo (PL), autora da lei, comentou que a medida surgiu da preocupação com a situação das Organizações da Sociedade Civil após a pandemia. “A lei 16.356/2023 é uma forma de ajudar essas instituições”, afirmou.

Para Jair Resende, Superintendente Socioeducativo da Fundação Feac, O Dia de Doar será uma data marcante no futuro. “Nossa prioridade é tornar o Dia de Doar uma referência em Campinas, que é uma das poucas cidades onde a data já se tornou uma lei”, acrescentou.

Representando as entidades beneficiárias na cerimônia de lançamento da campanha, Ana Maria Luiz, do Projeto de Ação Social Bom Amigo, destacou que a população precisa ter a consciência da necessidade de doar. "A gente precisa cultivar essa cultura de doar", destacou.

O objetivo do Dia de Doar é incentivar as pessoas a doarem seu tempo, recursos e talentos para causas sociais e ambientais que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. O Dia de Doar também busca criar uma cultura de doação permanente, que não se limite a apenas um dia. A campanha é organizada nacionalmente pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Os interessados podem acessar o site criado especialmente para a mobilização, o feac.org.br/diadedoar. Além de ver as instituições que solicitam a ajuda durante a campanha, é possível ver quais os meios para contribuir.

28 DE NOVEMBRO

No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição realizada nos Estados Unidos. A partir de 2014, o país passou a fazer parte do movimento global. Atualmente, são 85 países participando oficialmente da campanha. Neste ano, o dia escolhido para a mobilização mundial foi o 28 de novembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por