Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criados 40 na Casa da Cidadania
Foram criadas 40 vagas na Casa da Cidadania. (Divulgação)
Com a chegada da frente fria na cidade, a Prefeitura de Campinas anunciou a ampliação de 33% das vagas em abrigos para a população em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criados 40 na Casa da Cidadania.
De acordo com Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, as vagas podem ser aumentadas caso seja necessário.
“Estamos atentos às necessidades que este momento de frio mais rigoroso exige e nossos serviços estão capacitados para enfrentar o aumento da demanda. Caso haja necessidade, podemos ampliar até em 200 vagas a oferta de abrigo”, afirmou.
Operação Inverno
Desde domingo, a pasta iniciou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua, que pode ser acionado pelo whatsapp no telefone (19 99984-6496) das 18h à meia-noite. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro.
Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.