CÃOPINEIRO, PAÇOCA OU CARAMELO

Prefeitura abre votação para nomear cão mascote do DPBEA

Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da cidade adotou o cachorrinho que foi resgatado há três meses no Nova Aparecida

Da Redação
21/05/2024 às 07:27.
Atualizado em 21/05/2024 às 07:38
Iniciativa também pretende mostrar quão importante é adotar um cachorro que entrou no sistema de proteção; brincalhão, simpático, dócil emuito esperto, cãozinho tem apenas três meses de idade (Rodrigo Zanotto)

Iniciativa também pretende mostrar quão importante é adotar um cachorro que entrou no sistema de proteção; brincalhão, simpático, dócil emuito esperto, cãozinho tem apenas três meses de idade (Rodrigo Zanotto)

Brincalhão, simpático, dócil e muito esperto. Essas são algumas características do cãozinho caramelo de 3 meses de idade que o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Campinas adotou e será uma espécie de "cachorro-propaganda" dos programas desenvolvidos pelo órgão. O mascote ainda não tem nome e o departamento está lançando uma campanha para que a comunidade ajude a encontrar a melhor designação para o novo protagonista do serviço. As opções são Cãopineiro, Paçoca e Caramelo.
Para votar, basta acessar o post oficial da votação no Instagram da Prefeitura de Campinas (www.instagram.com/prefcampinas/). A divulgação do nome vencedor será feita no dia 26 de maio, na Lagoa do Taquaral, na abertura da 1ª Feira de Adoção de Animais do DPBEA.

Segundo o diretor do Departamento, Vagner Bellini, a ideia é criar uma identidade visual do órgão que possa ser usada tanto no espaço real como no virtual. “Além de mascote, ele será a imagem do DPBEA nas campanhas de adoção e de castração, nas ações educativas sobre maus-tratos e saúde animal, nas oficinas ambientais, na divulgação dos consultórios móveis, enfim, nas várias ações que desenvolvemos”, disse Bellini.

A adoção de um mascote está associada também à nova fase pela qual passa o DPBEA, que dispõe de um novo alojamento em ampla área verde para os animais resgatados. Outra novidade é que o órgão realizará feiras de adoção a cada 15 dias, ação inviável na estrutura do antigo abrigo. A primeira será no dia 26 de maio, na Lagoa do Taquaral.

RESGATE

O cãozinho caramelo foi resgatado há cerca de três meses no bairro Nova Aparecida. Ele e nove irmãos, entre machos e fêmeas, foram resgatados junto com a mãe da ninhada. Ela estava gravemente ferida e teve de ser atendida pelo Samu Animal. Dois filhotes morreram e os outros sete serão colocados para adoção, assim como a mãe dos filhotes, quando estiverem com os problemas de saúde resolvidos. Todos serão castrados, vacinados e microchipados.
De acordo com o assessor do DPBEA, Rodrigo Pires, o mascote é um cão SRD (sem raça definida) brasileiro. Outras características identificadas no filhote foram o tamanho, que provavelmente será médio quando adulto, pelo curto, brincalhão, dócil e muito esperto.

“Esse cachorro vai nos ajudar a mostrar que adotar um cachorro que entrou no sistema de proteção, por diversos motivos, pode ser uma excelente companhia, um ótimo pet e fazer parte da família de qualquer um”, afirmou.

MARIO GATTI

No ano passado, a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar também realizou um concurso para a escolha dos nomes das mascotes da Unidade Pediátrica Mário Gattinho. As mascotes, animais pintados em painéis que decoram a unidade, são utilizadas como apoio lúdico dos profissionais da saúde com as crianças, durante o processo assistencial.

A proposta do concurso, com participação da população, foi ajudar o gatinho Mário, mascote da unidade pediátrica, a escolher o nome dos seis integrantes de sua equipe. Caco foi o nome escolhido, por 37,9% dos votos para o macaquinho mascote do centro cirúrgico da unidade. O leãozinho, representante do pronto-socorro infantil, ganhou o nome Léo, que teve 44,6% dos votos, e a girafinha, da enfermaria pediátrica, é a Gigi, nome escolhido com 76,3% dos votos.

O cachorrinho, mascote da UTI pediátrica, recebeu o nome de Caramelo (46,4% dos votos); a borboletinha, símbolo da radiologia, é a Nina (45,6%). E o passarinho, do ambulatório pediátrico, teve o nome escolhido de Tico (38,7% dos votos).

O concurso teve a participação de 372 pessoas. Elas precisaram escolher um entre três nomes selecionados por uma comissão como opções para cada mascote. As alternativas surgiram a partir de sugestões feitas por 119 participantes, entre funcionários e pacientes/responsáveis. A votação com a participação da população também ocorreu pela internet.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por