DENÚNCIA CRIMINAL

Prefeito de Monte Mor vira réu por ‘despachar’ pessoas em situação de rua

Edivaldo Brischi (PSD) chamou população de rua de ‘lixo’ e disse que iria ‘limpar a cidade’

Paulo Medina/ [email protected]
06/03/2024 às 08:40.
Atualizado em 06/03/2024 às 08:40
Edivaldo Brischi teria retirado população em situação de rua da cidade de maneira forçada, em episódio ocorrido em 2021 (Divulgação)

Edivaldo Brischi teria retirado população em situação de rua da cidade de maneira forçada, em episódio ocorrido em 2021 (Divulgação)

O Tribunal de Justiça deSão Paulo (TJSP) aceitou denúncia criminal proposta pelo Ministério Público Estadual contra o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (PSD). O chefe do Executivo responderá pelo crime de constrangimento ilegal. Isso porque o mandatário é acusado de “despachar” da cidade nove pessoas em situação de rua e mandá-las para o município de Boituva, em um episódio ocorrido em 2021. Na ocasião, o prefeito teria chamado a população que vive nas ruas de “lixo” e dito que iria “limpar a cidade” com a retirada de tais moradores.

Conforme a denúncia, em julho de 2021, o prefeito teria liderado, mediante ameaça, a remoção dos moradores de rua com o apoio de servidores, incluindo integrantes da guarda civil municipal. O objetivo, segundo a Promotoria, foi levar, em uma van e de maneira “forçada”, os moradores para Boituva. Elesficaram na região central da cidade, nas proximidades da Rodoviária Municipal. Depois de serem impelidos a subirem em uma van, segundo o MP, eles foram despejados em uma rodovia com seus pertences pessoais, já no território de Boituva.

A Promotoria pontua ainda que depois do episódio, o prefeito fez uma live em rede social a fim de “justificar a ação por ele realizada, de cunho inconstitucional, ilegal e higienista”, configurando crime de constrangimento ilegal agravado e majorado devido ao fato de ter cometido insultos nove vezes, uma vez que são nove pessoas que foram “expulsos” do município.

A denúncia proposta pela Promotoria foi aceita pela 9ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP. Despacho do desembargador-relator no TJ-SP, Roberto Grassi, que recebeu a denúncia, em 29 de fevereiro, delegou que a 1ª Vara Judicial de Monte Mor promova a citação do prefeito para apresentação de defesa prévia e atos de instrução da ação penal. O prefeito não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por