Reinaldo Nogueira dirigia carro da Prefeitura quando viu o furto e resolveu seguir moto dos ladrões: "na hora você não pensa em nada", ele declarou ao ser questionado sobre os riscos
Prefeito viu o furto à joalheria e ajudou a GM a deter um dos criminosos que bateu de frente com uma viatura com sua moto Yamaha XT 600 durante a fugar ( Divulgação)
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), viu um furto à joalheria do bairro Cecap na quarta-feira (25) e ajudou a Guarda Municipal (GM) a deter os dois criminosos envolvidos na ação. Nogueira contou que dirigia o carro da Prefeitura pela Avenida Francisco de Paula Leite, com o secretário de obras Leandro Dias de Souza ao lado e seu assessor no banco de passageiros em meio a visitas a obras quando viu um homem atravessando a via correndo, seguido por outro que gritava “Pega ladrão!”. O primeiro subiu em uma moto que o aguardava na esquina e fugiu. “Do outro lado da avenida, vi uma viatura da PM, mas até eles darem a volta demoraria, então comunicamos a GM e fomos seguindo”, disse o prefeito, que em 1998 já havia ajudado em outra ocorrência policial, seguindo um carro furtado. De acordo com o prefeito, a perseguição aconteceu até o pontilhão sobre a Rodovia Santos Dumont, onde o bandido que estava na garupa caiu da moto e passou a fugir a pé. Ele acabou detido por guardas que estavam em duas viaturas da Rondas Ostensivas de Moto de Indaiatuba (Romi). O motociclista fugiu de uma terceira equipe da Romi, mas, ao retornar à avenida do assalto, bateu de frente com uma viatura e foi detido. Com o condutor da moto, o ajudante de serralheiro Gustavo Felipe Pereira Padilha, de 19 anos, nada foi encontrado. Segundo a GM, ele teve uma fratura no pé direito, foi socorrido e levado ao Hospital Augusto de Oliveira Camargo, onde permanecia internado sob escolta nesta quinta (26). No bolso do motociclista, o ajudante de cozinha Josenildo José de Araújo, 36 anos, foram apreendidas dez alianças, que ele confessou ter furtado da joalheria. Araújo afirmou ainda ter descartado um estojo com mais alianças ao perceber a aproximação dos guardas, mas o objeto foi localizado com apenas sete de 45 alianças. Araújo teve uma torção no pé e também foi encaminhado ao Haoc para ser medicado, sendo conduzido em seguida à cadeia anexa ao 2° Distrito Policial (DP) de Campinas, de onde seria transferido para o presídio de Hortolândia. A moto usada pela dupla, uma Yamaha XT 600, foi apreendida. No caso de 1998, o prefeito estava em seu primeiro mandato. “Tinha acabado de sair de uma reunião sobre segurança com o coronel da PM, diretor da GM e chefe de gabinete. Estávamos entrando no carro quando passaram mensagem pelo rádio do coronel de que um carro tinha sido furtado e um carro com as mesmas características passou na nossa frente”, contou Nogueira, quem dirigiu até Salto atrás do veículo, que capotou pouco antes da chegada de viaturas. Questionado sobre os riscos, ele afirmou que “na hora você não pensa em nada” e que só agiu porque não viu arma. “Qualquer cidadão pode fazer isso, seguir e ligar ao 153, porque eles (da GM) vêm a viatura mais próxima para atender a ocorrência”, disse.