SONHO REALIZADO

Prefeito de Campinas entrega mais 107 títulos de posse de imóveis

Desta vez, os beneficiados são moradores do Núcleo Residencial 21 de Abril, que há décadas esperavam por esse dia

Ronnie Romanini/ [email protected]
15/06/2022 às 09:07.
Atualizado em 15/06/2022 às 09:07
O prefeito Dário Saadi durante a cerimônia de entrega de novos títulos de propriedade a 107 famílias (Kamá Ribeiro)

O prefeito Dário Saadi durante a cerimônia de entrega de novos títulos de propriedade a 107 famílias (Kamá Ribeiro)

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), participou na terça-feira (14) à noite da entrega de mais 107 títulos de propriedade, desta vez aos moradores do Núcleo Residencial 21 de Abril. A entrega dos títulos transforma as famílias em proprietárias dos lotes que já habitam.

A cerimônia aconteceu no Centro de Educação Infantil (CEI), Orlando Ferreira da Costa, no Jardim Santa Lúcia, e contou com a presença de famílias que esperam há três ou quatro décadas pelo direito de propriedade. Elas se emocionaram e comemoraram o fim de uma longa espera.

Uma das pessoas que batalharam por um longo período é Rosalina da Silva Carvalho, de 67 anos. Acompanhada da filha, Maria de Fátima, 46, ela celebrou a conquista, mas lamentou a ausência do marido, companheiro dela na vida e na luta. "Demorou 46 anos, apenas isso (risos). Graças a deus chegou ao fim. É um sonho, agora a casa é minha, é dos meus filhos... é nossa. Eu criei os meus cinco filhos ali, naquele lugarzinho. O triste é que meu marido faleceu há cinco meses. O nome dele está aqui: Antonio de Carvalho."

Há 40 anos morando no Núcleo Residencial 21 de Abril, Iracilda Salmento dos Santos, 69, estava exultante e fez questão de valorizar o fato de que o lugar em que mora há quatro décadas agora é dela. "Estou muito feliz. Agora temos um documento válido em todo lugar. Querendo ou não, a gente sofria discriminação, mas agora estamos de cabeça erguida."

Ao lado de Iracilda, Liomar da Silva Rodrigues, 56 anos, acrescentou que essa é uma excelente garantia em relação à propriedade, e que também a sensação de inferioridade empalidece diante da alegria com a conquista. Ela relatou morar no local há 36 anos, quando chegou grávida da segunda filha.

Durante a cerimônia de entrega dos títulos de propriedade, Dário comentou sobre o receio que os moradores tinham em relação a uma reintegração de posse e completou que terça-feira era o fim deste temor de todos os presentes. Ele também fez questão de afirmar que o trabalho começou antes do governo dele, fazendo menção à antiga gestão, do ex-prefeito Jonas Donizette (PSB).

Após a entrega, o prefeito, assim como as moradoras, valorizou a garantia que o direito real de propriedade entregue dá aos agraciados. "É a segurança de ter uma escritura na mão. Isso passa a ser um imóvel de propriedade da família, com escritura registrada em cartório. Esse é o fundamento da segurança: a família pode fazer melhorias na casa, valorizá-lo, deixar de herança para os filhos... Tudo isso dá dignidade e segurança para as famílias."

O secretário municipal da Habitação (Sehab) e presidente da Companhia de Habitação Popular (Cohab), Arly de Lara Romêo, declarou que o dia de ontem foi histórico para as famílias que há muito esperavam por essa conquista. Dirigindo-se ao prefeito, ele também lembrou que as entregas começaram na gestão anterior e exaltou o número de 4.053 títulos de propriedade entregues na gestão de Dário, iniciada no ano passado.

O loteamento deste Núcleo foi aprovado em 1985 por meio de decreto. A regularização foi classificada como Regularização Fundiária de Interesse Social (REURB-S), aplicada aos núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda. Após a aprovação, houve o registro da regularização dos 107 lotes. Na época, os beneficiários foram contemplados com a concessão de direito real de uso especial para fins de moradia. Em março de 2021, por meio de uma certidão de regularização fundiária, o município cancelou a concessão anterior e concedeu aos atuais ocupantes do Núcleo Residencial o direito real de propriedade mediante o instrumento da legitimação fundiária.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por