UPA do Matão: unidade, que apresenta ampla e moderna estrutura, atende aproximadamente 13 mil pacientes por mês (Divulgação)
Asaúde é prioridade em Sumaré, como faz questão de assinalar o prefeito Luiz Dalben. A área recebe diversos investimentos, que objetivam sempre dar sequência ao trabalho de atendimento humanizado dos pacientes. Novas unidades foram entregues pela atual gestão, assim como foram adquiridos equipamentos, veículos e ambulâncias.
O número de exames preventivos aumentou: mais de 50 mil procedimentos foram realizados desde 2017, ampliando o acesso à saúde, salvando vidas e investindo no tratamento precoce. Além disso, sendo referência na região, Sumaré possui na rede municipal a cabine de biossegurança para a realização de exames de espirometria - também conhecido como "exame do sopro", aparelho recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O equipamento está instalado na Sala de Exame de Espirometria do Ambulatório de Especialidades Médicas, na região central, e é utilizado para avaliar a função pulmonar e para o diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, principalmente em pacientes pós-covid. A parceria da Prefeitura com a empresa Boehringer Ingelheim, desenvolvedora do aparelho, ampliou em 300% o atendimento às demandas de pacientes da Rede Municipal de Saúde que necessitam do exame. Para realizar o procedimento, o paciente deve primeiro passar por consulta na unidade de saúde municipal de referência, que fará o encaminhamento à avaliação caso seja necessário.
Sumaré foi a primeira cidade da região a iniciar o trabalho de combate ao coronavírus, com capacitação dos colaboradores, criação do Comitê de Combate e Prevenção, elaboração de um plano de contingência, remodelação do atendimento das unidades de saúde e criação de uma Unidade Respiratória na UPA Macarenko. Os leitos de enfermaria também foram ampliados.
A urgência e emergência foram totalmente modernizadas. A UPA Macarenko, região central, foi ampliada. Uma nova enfermaria com 21 novos leitos foi implantada, além de uma nova sala de ultrassom, Espaço Kids e Brinquedoteca para a ala de espera pediátrica e a Sala do Bem, um espaço montado com muito cuidado e carinho para acolhimento de mulheres vítimas de abuso físico e psicológico.
A UPA Matão atende atualmente mais de 13 mil pacientes por mês. A unidade, que fica na Avenida Emílio Bosco, no Jardim Santa Clara, possui 740 m² e uma estrutura com materiais de qualidade, como pisos do tipo 'porcelanato', granitos nas soleiras e divisórias e vidros temperados. Além disso, a recepção e todas as salas são climatizadas, oferecendo mais conforto aos pacientes. São cinco consultórios médicos, que contam com ginecologistas, clínicos gerais, dentistas e pediatras, salas de emergência, raio-x completo, sutura e gesso, descanso de médicos, soroterapia, isolamento, observação adulta e pediátrica, eletro e administrativa, além de necrotério, Central de Materiais Esterilizados, farmácia e uma entrada para emergência totalmente separada da entrada principal.
As obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Denadai, região da Área Cura, seguem em ritmo acelerado. A unidade está sendo construída numa área de 3.486,69 m² na Rua Luciano Ramos Ayala e contará com 8 consultórios médicos, salas diversas (recepção, espera, inalação, observação, coleta, vacina, curativos, esterilização e etc.), depósitos de resíduos comuns, contaminados e recicláveis, sanitários comuns e adaptados, entre outros. Serão realizados atendimentos clínicos, pediátricos, ginecológicos e odontológicos. A expectativa é atender 12 mil usuários por mês.
Além de construir novas unidades de saúde, o município também adquiriu mais ambulâncias para assistir a população (Divulgação)
Já a construção da UPA Maria Antônia ocorre em uma área de 1.236 m², na esquina da Rua Vereador Ariosvaldo Calegari com Rua Pedro Calegari, no Jardim Amélia. A unidade contará com sete consultórios, incluindo estrutura para atendimento clínico, ginecológico, odontológico, ortopédico e pediátrico; estrutura de radiologia e sala de imobilização; sala de atendimento de urgências com dois leitos de estabilização e estrutura para entrada de ambulância; salas de observação adulta (masculina e feminina) e pediátrica; além de recepção ampliada e sala de acolhimento para classificação de risco. A expectativa é atender 13 mil usuários por mês. As obras são realizadas por meio de parceria com o Governo do Estado, com apoio de emenda parlamentar do deputado estadual Dirceu Dalben. E já está em caixa os recursos para a implantação da UPA Picerno, a quinta unidade na cidade.
Novas unidades básicas de saúde foram entregues em todas as regiões. São espaços modernos e amplos, que ofertam atendimento médico, exames, grupos de acompanhamento e acompanhamento psicossocial. As unidades existentes receberam reformas e ampliações e agora o Centro de Saúde II, no Centro, tem uma nova farmácia.
O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas) também foi inaugurado na Rua Antonieta Ravagnani Tanner, no Residencial Bordon II. O local realiza acolhimentos, grupos e oficinas terapêuticos (autocuidado, culinária, horta, música e ateliê aberto). Todo cuidado é planejado por meio do Plano Terapêutico Singular (PTS), elaborado junto ao paciente e à equipe de referência, seguindo sempre a necessidade individual. Além disso, o serviço ainda oferece suporte à família do paciente, por meio do grupo de família que acontece semanalmente na unidade.
Para atendimentos direcionados e exclusivos à população, foram implantados os Centros Especializados de Saúde. A Base de Excelência da Mulher fica na Avenida 3M, 50, Centro, e oferece atendimento médico e laboratorial exclusivo para mulheres. O espaço é idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Saúde e São Leopoldo Mandic.
A BEM oferece privacidade, conforto e acompanhamento diferenciado para as pacientes, com foco na prevenção. O espaço realiza atendimento ginecológico, pré-natal, atendimentos para mulheres com gravidez de alto risco, infertilidade, obstetrícia, encaminhamentos para exames, como mamografia, e também atendimento psicossocial, para que as mulheres se sintam sempre acolhidas e seguras. O local também é referência de implantação de DIU Mirena, mais seguro e confortável para as mulheres.
O Centro de Longevidade, pioneiro na RMC (Região Metropolitana de Campinas), é exclusivo para a Melhor Idade a partir dos 50 anos e oferece acompanhamento multidisciplinar, por meio da medicina preventiva. A unidade está instalada na Avenida Brasil, Centro, e conta com consultas médicas, atendimento psicológico e odontológico. São oferecidos atendimentos com cardiologista, cirurgião vascular, ortopedista, dermatologista, médico do esporte, geriatra, clínico geral, além de fisioterapeuta, psicólogo, urologista, acupuntura, nutricionista e dentista. Mais de 15 mil atendimentos já foram realizados.
Os Centros da Criança são idealizados em parceria com a PUC-Campinas e Faculdade São Leopoldo Mandic. São ofertados atendimentos médicos pediátricos, sala de vacinas e qualidade de vida para as crianças de 0 a 14 anos. Os espaços estão localizados na Rua Livino Pedroso do Amaral, no Parque Bandeirantes I, e Avenida 3M, centro, em ambientes completamente personalizados.
Para atendimento médico exclusivo para o público masculino, foi implantada a Base de Excelência do Homem, que visa à prevenção e ampliação da assistência aos homens. O local proporciona privacidade, conforto e acompanhamento diferenciado para os pacientes, por meio de atendimento e encaminhamento para exames urológicos, cardiológicos, dermatológicos, nutricionais, entre outros, de média e alta complexidade, além de assistência psicossocial. O espaço fica Avenida 3M, no Centro, e o atendimento é efetuado via agendamento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
O Ambulatório de Especialidades passou por revitalização e ampliação. O local recebeu uma nova Central de Exames e Imagens, sala de mamografia, Centro Cardiológico, reforma do Centro de Fisioterapia e de Fonoaudiologia. "Saúde sempre foi nossa prioridade. Nossa saúde nunca esteve tão bem preparada e equipada. Trabalhamos com seriedade para cuidar da população, oferecendo um atendimento cada vez mais digno e humanizado para toda a população. Investimos na capacitação dos colaboradores, em melhorias estruturais, administrativas e de atendimento, ofertando um serviço forte e de qualidade, para que nossos munícipes estejam seguros e recebam um tratamento de excelência", disse o prefeito Luiz Dalben.