ESTRADAS

Ponto a Ponto muda tags de cobrança em rodovias

Aparelho será o mesmo usado por empresas de pedágio eletrônico; troca ocorre até dezembro

Maria Teresa Costa
teresa@rac.com.br
30/10/2013 às 21:33.
Atualizado em 26/04/2022 às 09:22

Os usuários do sistema Ponto a Ponto — que cobra por km rodado — nas rodovias Santos Dumont (SP-75) e Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) passarão a usar o mesmo tag das operadoras de pedágio eletrônico e, para isso, terão que trocar os aparelhos dos veículos por um por um modelo com tecnologia 915 Mhz, até o dia 20 de dezembro. Quem não migrar para uma das empresas que prestam serviço de pedagiamento eletrônico estará automaticamente fora do sistema e voltará a pagar tarifa cheia ao passar pelas praças de pedágio. A mudança, segundo o diretor de operação da Agência Reguladora de Transportes (Artesp), Giovani Bengue, vai permitir a entrada de novos municípios e usuários no Sistema Ponto a Ponto a partir de 2014. Para efetuar a troca, os usuários devem fazer o agendamento no site www.artesp.sp.gov.br/pontoaponto. Bengue disse que a mudança vai facilitar para os usuários, que passarão a ter apenas um tag no veículo — hoje, há o do sistema Ponto a Ponto e os equipamentos das empresas Sem Parar, Auto Expresso, ConectCar e até o final do ano, a Move Mais. O serviço Ponto a Ponto está em operação experimentalmente na rodovia Santos Dumont (SP-75) apenas para os moradores de Indaiatuba e na Engenheiro Cintra (SP-360), onde somente os veículos de Itatiba podem aderir. Já na Rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340), onde o sistema funciona entre Jaguariúna e Santo Antonio de Posse, a adesão é aberta a todos os usuários. Na SP-340 não há necessidade de trocar os tags, porque nessa rodovia, desde junho, quem deseja pagar por quilômetro rodado pode usar o sistema fazendo apenas o cadastro de seu tag no site da operadora do pedágio eletrônico. A migração, informou a agência, acompanha a programação Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) do governo federal — que determina a utilização de tags com tecnologia 915 Mhz em todos os veículos em território nacional a partir de 2014. O novo modelo de tag, mais moderno e com tecnologia mais eficiente e barata, já é adotado em São Paulo. O usuário deverá comparecer ao posto de adesão na sua região para habilitar o pagamento por trecho percorrido. Para isso, tem de fazer o agendamento de dia e horário com antecedência.Como fazer Todos os motoristas de Indaiatuba e Itatiba que já aderiram ao sistema receberão um comunicado com informações de como proceder, endereços e prazos finais. Para fazer a migração, os atuais usuários de Indaiatuba (SP-75) podem iniciar agendamento e a troca de equipamento a partir do dia 4 de novembro. Os moradores de Itatiba (SP-360) têm agendamento aberto a partir de 18 de novembro. Em ambos os casos a migração deverá estar concluída até o dia 20 de dezembro, quando os atuais tags Ponto a Ponto serão bloqueados. A adesão ao sistema é voluntária e o usuário pode cancelá-la a qualquer momento. Quem tem um tag 5,8 Ghz, de qualquer operadora, deverá primeiro fazer a troca de equipamento e depois agendar o comparecimento no posto para habilitar o Ponto a Ponto. Ao fazer o agendamento no site, os usuários serão informados como deverão proceder para fazer a troca. O motorista que já possui um tag na frequência 915 Mhz de alguma operadora de serviço automático deverá apenas fazer a opção pelo Sistema Ponto a Ponto ao comparecer no posto de adesão.

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