Para o governador do Estado, Rodrigo Garcia, jornal informa com credibilidade e isenção; Manuelito Magalhães Jr., da Sanasa, comemora os anos de parceria com Correio Popular (Dominique Torquato e Kamá Ribeiro)
A vinculação do Correio Popular com a população da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a trajetória do periódico — desde a sua fundação por Álvaro Ribeiro aos dias de hoje —, seu compromisso com a democracia e transparência foram algumas das considerações pontuadas por autoridades e representantes de classe por ocasião dos 95 anos do jornal, completados hoje, dia 4 de setembro.
Rodrigo Garcia (PSDB), governador do Estado de São Paulo, inspirou-se em Ruy Barbosa, escritor, diplomata, advogado e jornalista, para parabenizar o Correio Popular. "Como ensinou Ruy Barbosa, 'a imprensa é a vista da nação e, por ela, a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe e enxerga o que lhe mal fazem'. Atuo na vida pública há mais de 25 anos e sou defensor rigoroso da liberdade de expressão e do livre exercício do jornalismo profissional como pilares de nossa democracia. Na condição de novo governador, é uma grande felicidade poder parabenizar o Correio Popular pela trajetória de 95 anos na missão de informar Campinas e região com isenção, transparência e credibilidade. A todos os diretores e funcionários do Correio, desejo ainda mais sucesso e reconhecimento pelos excelentes serviços prestados a São Paulo", disse Garcia.
O presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) de Campinas, Manuelito Magalhães Jr., inclusive, lembrou a parceria entre as duas empresas em defesa do meio ambiente. "Há 95 anos, o Correio Popular publica a história de pioneirismo, inovação e progresso de Campinas. Para nós, da Sanasa, que há 48 anos compartilhamos com o Correio Popular a missão de servir à população de Campinas, é uma honra estar ao lado desse jornal".
Gustavo Reis, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, também enalteceu a credibilidade como um dos pilares responsáveis para que o jornal chegasse aos 95 anos, já mirando o centenário. "Há quase um século, o Correio Popular se mantém como um jornal de credibilidade e competência, oferecendo aos leitores do município e região informações que são essenciais para o dia a dia, para a formação de opinião e tomada de decisões. Parabéns à direção do Correio e a todos os jornalistas e demais profissionais pelos 95 anos desse jornal que é um patrimônio de Campinas", completou Reis, que também é prefeito de Jaguariúna.
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª. Região (TRT-15), a desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, citou a transparência como um dos compromissos do jornal. "Parabenizo o Correio Popular pelos seus 95 anos de dedicação à informação de qualidade e excelência que sempre pautou suas atividades e, especialmente, à prestação de um serviço comprometido com a verdade e transparência, que ajudou a criar os pilares de um jornalismo moderno e independente em Campinas", finalizou.
Ainda na área do Direito, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 3ª Subseção de Campinas, Luciana Freitas, afirmou que "é um orgulho para Campinas ter um jornal com uma trajetória de tantas décadas, que, ao longo dos seus 95 anos, acompanhou de perto, por meio de seus profissionais, e noticiou os momentos e fatos mais marcantes de Campinas, da região, do país e do mundo". E acrescentou: "É um jornal que se renova, sem perder a sua tradição, mantendo o objetivo primordial de levar informação à população".
Gustavo Müssnich, diretor-presidente do Aeroporto Internacional de Viracopos, enfatizou o jornalismo de qualidade. "Parabéns ao jornal Correio Popular pelo aniversário de 95 anos. Nesse período, o jornal se consolidou como um veículo de produção e divulgação de jornalismo de qualidade à população. Parabenizo ainda todos os que trabalham e trabalharam ao longo destes anos no jornal, trazendo informações precisas e relevantes aos seus leitores, contribuindo de forma exemplar para o fortalecimento do jornalismo de qualidade", finalizou.