Peritos fazem vistoria na carreta encontrada em Americana, que foi roubada junto com sua carga em janeiro (Guarda Municipal de Americana)
A localização de uma carreta roubada em Americana e a prisão em flagrante de um homem, de 38 anos, acusado de recepção podem levar a Polícia Civil a desmontar uma quadrilha de roubos cargas na região de Campinas. Segundo a polícia, a carreta apreendida pela Guarda Municipal, com adulteração na placa e em peças de identificação, foi roubada junto com uma carga de eletrodomésticos ocorrido em janeiro deste ano na Rodovia Washington Luiz, na cidade de Corumbataí.
Na casa do acusado de receptação e responsável pela adulteração da carreta, no bairro Governador Mário Covas, em Americana, guardas municipais e três delegados que os acompanhavam encontraram, ainda na embalagem, uma máquina de lavar que integrava a carga roubada em janeiro.
Ontem, o delegado José Donizetti Melo, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana, disse que as investigações serão aprofundadas com a chegada dos laudos periciais e documentações sobre o roubo de cargas.
Preso em flagrante
A partir de denúncias recebidas, policiais civis, guardas municipais e uma equipe de peritos do Instituto de Criminalística de Americana foram ao local onde o homem estava adulterando a placa da carreta na quinta-feira. Eles o surpreenderam fazendo a instalação de uma placa falsa da cidade mineira de Araxá no veículo.
A polícia suspeita que, se não fosse descoberta a irregularidade, a carreta adulterada seria utilizada em outros roubos de cargas na região de Campinas.
A polícia investiga ainda a localização da carga roubada em janeiro. Na ocasião, ao abordarem a carreta na Rodovia Washington Luiz, os ladrões levaram o veículo e vários eletrodomésticos novos no valor de R$ 200 mil.
“Encontramos um dos produtos roubados – a máquina de lavar roupas – na casa do mesmo homem que fazia a adulteração na carreta. Este pode ser o fio da meada para descobrirmos um grande esquema de roubos de cargas. O trabalho está só no começo”, disse um dos policiais empenhados no caso.
Após a apresentação do caso na Central de Polícia Judiciária(CPJ) de Americana, o suspeito foi preso, mas após pagamento de fiança. foi liberado. A carreta foi apreendida e, após a perícia, será devolvida ao proprietário.
A polícia investigará a relação do suspeito com o roubo da carga de eletrodomésticos em janeiro. O objetivo é descobrir outros participantes da quadrilha e apurar em quais outros casos a quadrilha está envolvida.
Levantamento
Somente no mês de janeiro deste ano, 23 roubos de cargas foram registrados em Campinas. Na RMC, foram 35. Em 2020, a região teve 215 roubos de cargas, sendo 193 na cidade de Campinas.