Animais encontrados - porcos, vacas, aves e cabras - estavam em situação de maus-tratos
Policiais civis do Setor de Proteção aos Animais e Meio Ambiente de Campinas desmantelaram um matadouro clandestino de animais na Vila União, em Campinas, na manhã desta sexta-feira (15). A blitz foi feita com apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra).
O abatedouro foi descoberto através de uma denúncia anônima. Os animais – porcos, vacas, aves, cães e cabras – estavam em situação de maus-tratos, confinados sem água e sem comida. Foram apreendidos materiais usados no abatedouro. A prática era realizada sem a autorização da Vigilância Sanitária e sem nenhuma condição de higiene.
O responsável pelo abatedouro já está preso. Ele irá responder por maus-tratos, crime ambiental e porte ilegal de arma.
Além de policiais civis, veterinários estiveram no local para capturar os animais e depois tratá-los. Os bichos foram levados para a fazenda Microcamp em Espírito Santo do Pinhal.
"O resgate só foi possível porque o senhor Eloy Tuffi, proprietário da fazenda, cedu o espaço, disponibilizando-se a abrigar os animais enquanto eles viverem", explicou o veterinário Diogo Siqueira, que trata animais recolhidos pela Delegacia de Proteção de Animais de Campinas. "A Microcamp é a fazenda com a maior área preservada no Estado de São Paulo", completou o especialista.
Denúncias anônimas podem ser feitas na Delegacia de Proteção de Animais de Campinas, localizada na Rua Odila Maia Rocha Brito, na Nova Campinas, ou através do telefone (19) 3254-2633.