ARAÇATUBA

Polícia Civil "caça" CNHs de motoristas embriagados

Em ação inédita no Estado, policiais vâo à casa de infratores para apreender documento

Da redação
15/02/2013 às 16:32.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:26
Equipamento de bafômetro utilizado para flagrar motoristas embriagados (Cedoc/RAC)

Equipamento de bafômetro utilizado para flagrar motoristas embriagados (Cedoc/RAC)

Em operação inédita no estado de São Paulo, a Polícia Civil de Araçatuba está "caçando" as CNHs Carteira Nacional de Habilitação) de motoristas que foram pegos em flagrante dirigindo embriagados e tiveram o documento suspenso, mas não o entregaram nas delegacias. São cerca de 450 casos na região.

Hoje pela manhã 50 integrantes da Polícia Civil percorreram 31 cidades do Interior à procura desses infratores. Normalmente, o motorista pego em uma blitz passa por um processo administrativo e recebe a notificação para entrega do documento, que fica retido por um ano - período referente à penalidade prevista pela legislação. Mas, na prática, não é exatamente o que ocorre.

Segundo levantamento da Delegacia Seccional de Polícia de Araçatuba, 95% dos motoristas infratores na região ainda trafegam normalmente pelas ruas do noroeste paulista e só entregam o documento na hora de fazer a renovação da habilitação. Apenas na cidade de Araçatuba mais de 300 motoristas estão com habilitação suspensa. Nesta primeira fase da operação, 200 processos administrativos já concluídos estão na lista de captura.

Segundo Nelson Barbosa Filho, delegado Seccional de Araçatuba, a operação serve para dar cumprimento a lei de trânsito brasileiro. "Quando o motorista é pego dirigindo embriagado, existe o processo administrativo e só após sua conclusão vem o processo criminal. Mas logo após o cumprimento do processo administrativo, o motorista que deveria entregar a carteira normalmente não o faz. Por isso estamos indo nas casas dessas pessoas para apreender o documento".

Até o momento mais de 70 CNHs já foram capturadas e a previsão é chegar a 100. "O condutor que não for localizado para entrega do documento e que for pego em uma blitz responderá por crime de trânsito por dirigir com habilitação vencida", alerta o delegado.

Além de Araçatuba, cidades como Guararapes, Birigui e Penápolis também fazem parte da operação.E outras ações como esta serão realizadas nos próximos meses.

Com regras mais rígidas, a nova lei de trânsito fez diminuir as ocorrências nas rodovias do Noroeste paulista. Para se ter uma ideia, na Operação Carnaval 2013 na região de Araçatuba, houve uma redução de 27% dos casos de embriaguez ao volante, com 83 autuações este ano contra 115 no ano passado.

Outro dado bastante significativo foi o número de acidentes na região. Entre 22 de dezembro de 2011 e 13 de fevereiro de 2012 as Polícias Rodoviárias de Araçatuba, Andradina e Penápolis registraram 98 acidentes com vítimas, contra 63 no mesmo período após a implantação da nova Lei Seca.

Os dados revelam ainda que os acidentes com vítimas graves diminuíram 75%, sendo 33 antes das novas regras contra apenas 8 após implantação das novas normas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por