SEGURANÇA

Polícia apreende mais de 60 pássaros silvestres em Staª Bárbara d'Oeste

Aves, algumas em risco de extinção, estavam em uma residência na Vila Mollon

Edson Sillva/Correio Popular
08/05/2021 às 15:38.
Atualizado em 15/03/2022 às 20:20
As mais de duas dezenas de gaiolas apreendidas pela Polícia Ambiental  (Divulgação/Polícia Civil)

As mais de duas dezenas de gaiolas apreendidas pela Polícia Ambiental (Divulgação/Polícia Civil)

Um homem foi detido por policiais militares ambientais nesta quinta-feira, 6, e, com ele, foram apreendidos mais de 60 pássaros silvestres em cativeiro, alguns deles classificados como em risco de extinção. As apreensões foram na Vila Mollon, em Santa Bárbara d’Oeste,

Segundo policiais da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Ambiental, o acusado foi multado em R$ 103 mil e passará, em até 30 dias, por uma audiência na Secretaria do Meio Ambiente, quando poderá apresentar justificativas sobre a ocorrência. Será então decidido pela manutenção ou não da multa e as condições para o seu pagamento. Até lá, prosseguem as apurações pelo crime ambiental.

De acordo com a Polícia, uma denúncia com informações do endereço onde os pássaros eram mantidos em cativeiro foi feita anonimamente. A equipe constatou que era uma residência familiar e fez contato com o proprietário, que autorizou a entrada dos policiais e da fiscalização.

No local, estavam 62 pássaros nativo em gaiolas, entre os quais: quatro coleirinhas, quatro tico-ticos, 20 trincas-ferro, quatro sabiás, cinco pintassilgos, uma coleirinha baiana, um pássaro preto, um bigodinho, três galos-da-campina, um cardeal, 16 bicudos, estes ameaçados de extinção, conforme o Decreto Estadual n° 63853, e dois curiós.

Todas as aves estavam sem as necessárias anilhas de autorização. O responsável foi autuado por infração ambiental nos termos do artigo 25, do parágrafo 3, inciso III, que versa sobre a manutenção de animal nativo em cativeiro.

Após a autuação, os pássaros foram enviados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) Pet do Tietê, em São Paulo. A ocorrência foi apresentada por ofício e entregue a notificação ao autuado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por