Obra será bancada pela concessionária que administra o aeroporto e visa reforçar a segurança no terminal aéreo
Uma nova base da Polícia Militar será construída próximo à entrada de Viracopos para substituir a atual, instalada dentro do aeroporto. O início das obras está previsto para este semestre e a expectativa é que sejam finalizadas em seis meses. O investimento foi assumido pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, meses depois de um assalto histórico, no final do ano passado, quando bandidos levaram R$ 4 milhões em equipamentos eletrônicos de caminhões que saíam do local e levantou a discussão sobre a falta de segurança naquela área.
O anúncio do projeto foi feito no final da tarde de ontem após uma reunião entre a Polícia Militar e representantes da concessionária.
Além da ampliação do espaço e melhora na estrutura para atender às necessidades físicas da companhia — serão mil m² de área construída — para o capitão Fernando Fagionato, comandante da 1ª Companhia, a nova instalação estará em um lugar estratégico para o combate ao crime, principalmente roubos de cargas. “Estaremos próximos ao portão de entrada e teremos uma visibilidade melhor. Hoje a nossa base está dentro do aeroporto e muita gente desconhece.”
A nova sede estará localizada na Rodovia Miguel Melhado Campos, próximo ao trevo de acesso à Rodovia Santos Dumont (SP-75). Uma base menor que já existe dentro do saguão e contribui com a segurança aos passageiros será mantida, segundo o capitão. Segundo a concessionária, o espaço incluirá um auditório para 60 pessoas e uma quadra poliesportiva, além de uma ampla área de alojamento, estacionamento, refeitório e sanitários. Terá capacidade também para abrigar 350 policiais militares. Atualmente, o efetivo da companhia é de aproximadamente 200 homens.
Segundo o capitão, não há previsão para que esse número seja ampliado pelo governo do Estado. Apesar de estar instalado dentro do aeroporto, a companhia é responsável por atender 60 bairros daquela região. “Essa nova sede é importante porque há uma previsão de maior movimentação com a ampliação do aeroporto.”
Em outubro de 2012, uma carga de tablets e Iphones da fabricante Apple, estimada em R$ 3,9 milhões, foi roubada do galpão da companhia aérea TAM Cargo durante a madrugada por assaltantes fortemente armados. Os criminosos invadiram o local e renderam dez funcionários e vigilantes da empresa. Esse foi registrado como o maior roubo da história do aeroporto.
No final do ano, a Polícia Federal de Viracopos prendeu em flagrante um funcionário da empresa Swissport, que prestava serviços para uma companhia aérea, por furtar malas de passageiros. O rapaz trabalhava havia quatro anos como auxiliar de rampa e uma de suas funções era acomodar as bagagens no porão das aeronaves.