URBANISMO

Plano prevê 1,2 milhão de buracos tapados

Pregão eletrônico será realizado hoje; investimento para um ano de contrato é de R$ 20 milhões

Bruna Mozer
bruna.pinto@rac.com.br
17/10/2013 às 08:13.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:50

A Prefeitura de Campinas pretende tapar 1,2 milhão de buracos em um ano. O pregão eletrônico para a execução do serviço será realizado hoje com a abertura das propostas apresentadas pelas empresas participantes da concorrência. O valor está estimado em R$ 20 milhões para esse período. As empresas vencedoras devem começar a operar em novembro.O processo de licitação foi aberto para que o serviço seja retomado na cidade. Em setembro, o contrato com as empresas responsáveis foi encerrado e a manutenção das ruas ficou praticamente abandonada. Em contrato de caráter emergencial, a Prefeitura conseguiu manter em funcionamento apenas quatro equipes, mas o trabalho segue a passos lentos. Antes do rompimento, eram 11 grupos de trabalho.Com essa nova contratação, o número de equipes trabalhando nas ruas será quase que duplicado: passará para 20. Cada grupo tem capacidade de tapar, em média, cinco mil buracos por mês, o que representa, no total, cerca de cem mil no período. A quantidade de massa asfáltica que a empresa fornecerá passará de 12 mil toneladas ao ano para 40 mil toneladas.Segundo a Prefeitura, esse trabalho faz parte do programa de governo do prefeito Jonas Donizette (PSB), uma vez que é um problema resultado de constante reclamação pela população. O serviço de atendimento da Prefeitura — o 156 — recebe, em média, 270 pedidos de tapa-buraco por mês.Segundo o secretário de Administração, Silvio Bernardin, a proposta da Prefeitura é que esse serviço seja ampliado na cidade. “Queremos melhorar a qualidade desse serviço em Campinas”, disse. Um mapeamento em toda a cidade será feito para checar os locais mais críticos, e as duas equipes que vencerem a licitação serão responsáveis por diferentes regiões da cidade. Os trabalhos começarão pelos corredores de tráfego e itinerários de ônibus e depois se estenderão pelo restante do município. ProblemaSegundo a licitação realizada em 2012, as duas empresas vencedoras forneceram 11,5 mil toneladas de massa asfáltica, quantidade que deveria ser suficiente para os serviços realizados entre fevereiro deste ano e fevereiro de 2014, mas o material acabou em setembro. Com isso, dos cerca de 20 mil buracos que eram tapados mensalmente, apenas 5 mil têm sido reparados no mesmo período.Enquanto isso, a cidade sofre com buracos e a perspectiva de chegada do período das chuvas obriga os motoristas a ficarem cada vez mais alertas nas ruas para não se tornarem vítimas da má gestão pública. 

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