ACIC

Perda no faturamento foi de R$ 1,185 bi

Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) divulgou ontem balanço sobre o impacto da pandemia no comércio varejista de Campinas e região

Henrique Hein
09/06/2020 às 11:06.
Atualizado em 29/03/2022 às 09:53

Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) divulgou ontem balanço sobre o impacto da pandemia no comércio varejista de Campinas e região, entre a segunda quinzena de março e o final do mês de maio. De acordo com o levantamento, a perda no faturamento do comércio de Campinas foi de R$ 1,185 bilhão na comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 34%. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o impacto negativo das vendas foi praticamente o mesmo. Os vinte municípios que compõem a região deixaram de arrecadar R$ 2,793 bilhões no período, amargando com isso um prejuízo de 34,30%. De acordo com o economista Laerte Martins, diretor da associação, apenas as farmácias e os supermercados tiveram um crescimento nas vendas, de 3,16% e 16,83%, respectivamente. Os postos de gasolina acumularam redução da ordem de 34,35% no faturamento. Já o setor de vestuário foi o mais afetado, com queda de 74,26%, seguido de segmentos como o de móveis, eletrodomésticos e lojas de departamentos (34,30%). Na área de serviços, o segmento que mais sofreu os reflexos do isolamento social foi o setor de turismo e transportes, que registrou queda de 70,5% no faturamento entre os meses de março e maio. Bares e restaurantes vêm logo atrás, com redução de 59,80% nas vendas. Considerando o acumulado de janeiro a maio, as perdas no comércio da RMC atingiram a marca dos R$ 2,5 bilhões, o que representa ao todo uma redução de 30,52% no faturamento. O prejuízo só não foi maior por causa do pequeno ganho positivo que os estabelecimentos tiveram em janeiro e fevereiro — período que antecedeu a chegada da pandemia no Brasil. De acordo com a Acic, nem mesmo a reabertura gradual de atividades econômicas e de serviços deve melhorar o quadro em junho, já que a arrecadação do comércio com a venda de produtos para o do Dia dos Namorados desse ano deve ficar 40% abaixo do esperado na comparação com 2019. Na RMC, as vendas devem sofrer queda de 37,5%. De acordo com o estudo, o serviço de e-commerce deverá seguir em crescimento. A expectativa é de que o setor registre expansão de 9% em 2020, podendo alcançar até R$ 21 milhões em faturamento em Campinas.

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