Objetivo é ampliar a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas que transitam pelas vias do município, que estava há 10 anos sem equipamentos
Na Avenida José Lozano Araújo, a Prefeitura instalou uma lombada educativa; dispositivo tem a função de orientar o condutor a respeito da velocidade da via, sem aplicar multa (Alessandro Torres)
Depois de uma década sem equipamentos de fiscalização eletrônica em Paulínia, o município inaugurou em 57 pontos da cidade equipamentos que registram diversos tipos de infração, como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, lombadas educativas e aparelhos para medir peso e altura dos caminhões. De acordo com a Prefeitura, o principal objetivo é aumentar a segurança para os pedestres e motoristas que circulam pela cidade. Em 2024 foram registrados 2.646 acidentes de trânsito na cidade, com 244 pessoas feridas e nove vítimas fatais.
Valcir de Andrade Emerick, secretário de Mobilidade e Transportes, explicou que o controle de trânsito em Paulínia até então era feito por meio dos Guardas Civis Municipais (GCM), ligados à Secretaria de Segurança, e por policiais militares. “A cidade possui um convênio com a PM que autoriza essa atuação”, afirmou. De acordo com ele, a fiscalização eletrônica chega para ampliar o controle e aumentar a garantia de segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas que transitam pelas vias.
A fiscalização foi instalada em pontos estratégicos. Eles estão sinalizados para alertar os motoristas. Com o objetivo de facilitar a identificação dos trechos fiscalizados, a Prefeitura instalou banners informativos e realizou a poda de vegetação em locais que poderiam dificultar a visibilidade das sinalizações. Além disso, carros de som circularam pela cidade avisando a população sobre o início de ativação dos equipamentos.
O órgão afirmou que a cidade, com mais de 100 mil habitantes, é rota de passagem de veículos de cidades vizinhas, como Sumaré e Campinas. Para o secretário, o crescimento do fluxo é perceptível a todos os moradores. “Com isso, notamos a necessidade de regulamentações que pudessem conter abusos e garantir maior segurança viária”, pontuou. A implementação do sistema começou em 2023 como parte do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. O governo anterior fez um estudo profundo do tráfego, por meio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), para determinar quais seriam as modalidades de fiscalização e os locais em que os equipamentos seriam instalados. A atual gestão deu continuidade ao processo, garantindo que todas as regras de aferição e sinalização fossem cumpridas para que os equipamentos pudessem ser ligados.
Emerick esclareceu que o início da operação com o funcionamento dos aparelhos de fiscalização eletrônica de uma vez, em vez de ser um processo paulatino, é devido à crença de que a operação em massa facilita a compreensão dos motoristas que tiveram acesso a uma ampla campanha de comunicação sobre a ativação dos equipamentos. O secretário avaliou que houve tempo hábil para que a população se familiarizasse com todos os pontos que tiveram equipamentos instalados.
Ao todo são vinte pontos onde foram instalados radares que vão monitorar o excesso de velocidade, todos instalados em avenidas, com variação entre 50 e 60 km/h de limite máximo. São mais quatro em que foram implantadas lombadas eletrônicas, com variação de 30 a 40 km/h, e seis pontos com lombadas educativas, que não têm a função de multar, mas de orientar o motorista a respeito da velocidade, variando de 30 a 50 km/h, além de 12 locais que contam com aparelhos híbridos, que sinalizam a velocidade e também podem aplicar multa. Outros nove pontos receberam semáforos para registrar avanço de sinal vermelho e mais quatro equipamentos registram o peso e outros dois registram a altura dos veículos. Segundo a Secretaria, o foco é restringir o fluxo dos caminhões em vias estratégicas, “em que a presença desses tipos de veículos comerciais pode prejudicar o trânsito e a segurança da coletividade.”
O secretário reforçou que a instalação da fiscalização eletrônica tem como principal objetivo “salvar vidas e evitar acidentes”. Ele acrescentou que a população de Paulínia sabe do crescimento que a cidade apresentou nos últimos anos e, portanto, existe a necessidade de medidas “mais robustas” na fiscalização para mitigar os abusos no trânsito, especialmente em vias próximas às escolas e de grande fluxo. “Acreditamos que esse formato de fiscalização já é consolidado em muitas cidades da região e que os motoristas que seguem as leis de trânsito serão beneficiados com ela.”
A lista completa dos endereços onde os equipamentos foram instalados, assim como as respectivas velocidades de cada via, pode ser acessada no site: www.paulinia.sp.gov.br/fiscalizacao.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.