MARIA FUMAÇA ‘RENOVADA’

Passeio na região de Campinas é marcado por locomotivas centenárias

Máquinas foram restauradas e são reinauguradas neste sábado, saindo da Estação Anhumas

Thiago Rovêdo
27/05/2022 às 20:56.
Atualizado em 27/05/2022 às 21:20
As duas locomotivas que puxam os vagões estão completando 110 anos (Ricardo Lima)

As duas locomotivas que puxam os vagões estão completando 110 anos (Ricardo Lima)

O passeio deste sábado com o trem da Maria Fumaça, que sai de Campinas e vai até Jaguariúna, contará com uma comemoração especial. As duas locomotivas que puxam os vagões estão completando 110 anos este ano e foram restauradas para voltar aos trilhos. O tour pode ser realizado a partir das 10h10 ou 15h - saindo da Estação Anhumas.

As locomotivas centenárias são a 215 -, que completa 110 anos neste mês -, e a 9, que foi destruída em um incêndio ocorrido em outubro de 2020. Esta segunda também foi construída em 1912, mas o mês exato é desconhecido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

"São dois ícones, com 110 anos de idade, que voltam a fazer os passeios a partir deste final de semana. Além disso, a 215 foi a primeira locomotiva resgatada pela ABPF lá pelos anos 80. Ela tem um valor muito simbólico para todo mundo", explicou o diretor administrativo da regional Campinas da ABPF, Hélio Gazetta Filho.

A locomotiva a vapor americana 215, da Philadelphia, nos Estados Unidos, construída em maio de 1912 para a antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, que posteriormente se tornou a Rede Mineira de Viação,operou em praticamente toda a malha do Oeste-Sul do Estado de Minas Gerais.

No ano de 1977, foi fundada a ABPF, pelo francês Patrick Dollinger, que morava e trabalhava no Brasil. Ele teve a iniciativa depois de constatar que as locomotivas a vapor estavam sendo sucateadas.

A locomotiva 215, desativada no começo dos anos 80, acabou em um depósito, aguardando sua venda para sucata ou destinação para alguma praça pública. "Essa máquina ficava um depósito na cidade de Três Corações, em muito boa condição depois de trabalhos em uma usina de cimento", contou o diretor.
Ela foi trazida para Jaguariúna, dispondo de diversos voluntários para executar a sua restauração. "Em 1981, a locomotiva voltou a apitar, fazendo alguns testes pelo pátio de Jaguariúna, despertando muito a curiosidade dos moradores e antigos ferroviários", lembrou. “A 215 foi a primeira locomotiva a funcionar pela ABPF em âmbito nacional. De lá para cá, fez milhares de viagens de Anhumas até Jaguariúna. São 41 anos de serviços", complementou.

A locomotiva a vapor número 9 foi fabricada na Alemanha, em Berlim, também em 1912. Ela foi encomendada para a Estrada de Ferro de Araraquara. O equipamento operou até por volta de 1956 e, depois, virou monumento em um prédio da administração da ferrovia no interior paulista.

Em 1991, a máquina foi retirada do edifício e reformada, voltando a operar em pequenos passeios em Araraquara. Em 16 de julho de 2000, ela chegou em Campinas para operar no trecho de Campinas a Jaguariúna. Novamente passou por uma reforma e entrou em operação nos passeios da Maria Fumaça.

Por conta da pandemia, a “centenária senhora” parou de operar e em setembro de 2020, um incêndio atingiu a Estação Carlos Gomes, onde a locomotiva estava recolhida. A cabine ficou danificada e novamente a máquina foi restaurada. "Agora, está tinindo, totalmente pronta para voltar às operações, ocasião em que ela completa seus 110 anos de vida", garantiu.

Há três tipos de ingressos para quem quiser passear na Maria Fumaça: Passeio Solidário de Trem - R$ 140 + R$ 14 de taxa (adulto); Passeio Vip Class - R$ 150 e 15 de taxa (adulto) e R$ 60 e R$ 6 de taxa (criança de 6 a 12 anos); Passeio com o café magnífico - Mesa fechada com 2 lugares - R$ 350 e R$ 45 de taxa; Já a mesa para quatro lugares custa R$ 650 e R$ 65.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por