ESPERANÇA RENOVADA

Páscoa, vitória da vida sobre a morte

Celebração cristã renova a fé na vida eterna e relembra que os sofrimentos terrenos são finitos

Raquel Valli/ Correio Popular
02/04/2021 às 14:24.
Atualizado em 22/03/2022 às 02:26
Paixão, tempo de renovar as esperanças  (Kamá Ribeiro/ Correio Popular)

Paixão, tempo de renovar as esperanças (Kamá Ribeiro/ Correio Popular)

As mazelas provocadas pela pandemia, como o distanciamento social, mortes, luto, perdas financeiras, entre tantas outras tristezas, não conseguem tirar, entretanto, a alegria que a Páscoa traz aos cristãos. Isso porque, a festa celebrada neste domingo é justamente a comemoração da vitória da vida contra a morte. É a esperança de vida eterna, e de que os sofrimentos terrenos, embora intensos, são finitos.

"Jesus não parou na morte. Não parou na cruz. Não parou no sepulcro. A pedra rolou três dias depois, e Ele ressuscitou. Domingo é do Dia da Ressurreição. E, tendo ressuscitado, Ele nos garante também a ressurreição, a vida eterna. Se Cristo ressuscitou, nós também ressuscitaremos. Nós também teremos a vida n'Ele", afirma o padre Fábio Fernandes dos Santos e Silva, pároco de Monte Mor.

"Dentro do ano litúrgico da Igreja, a Páscoa é o centro. Tudo o que nós somos, tudo o que nós vivemos é graças ao fato da ressurreição de Jesus. Jesus ressuscitou, e essa é uma certeza da nossa fé. Por isso, ela é a festa mais importante para o cristão. O cristão só é cristão porque Cristo ressuscitou. Não há outro momento no ano mais importante", acrescenta o sacerdote, que é assessor eclesiástico de imprensa da Cúria Metropolitana de Campinas.

O empresário Robson Menali, da R&R Embalagens, está esperançoso, apesar de todas as dificuldades que o mundo vem enfrentando. "Hoje, a Semana Santa é um lembrete de que Deus ainda não terminou Sua obra, pois, mesmo naqueles momentos onde nossas expectativas desabam, nesses tempos de pandemia, a esperança ainda está a caminho", pontua.

A enfermeira Roberta Soares compartilha da mesma filosofia. "Todo o horror que temos enfrentado, tudo o que temos visto nos hospitais, todo o nosso cansaço, não são absolutamente nada se comparados à nossa esperança em Cristo. Porque tudo isso aqui na nossa vida terrena, por pior que seja, é passageiro. Mas, a vida eterna, com os gozos celestiais, são para sempre. Então, o que devemos temer? 'O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer'", declara a profissional de saúde, citando o versículo 5 do capítulo 30 dos Salmos bíblicos.

E, embora o distanciamento social seja um empecilho para que os cristãos se encontrem fisicamente, não o é, entretanto, para que deixem de celebrar. "Respeitamos todos os decretos das sociedades civis, e este ano, na Arquidiocese de Campinas, teremos todas as paróquias celebrando com transmissão pela TV, rádio e internet. Algumas poucas pessoas, evidentemente, ajudam na liturgia, mas não temos celebrações públicas", informa o padre.

Programação da Arquidiocese de Campinas

Sexta-feira da Paixão: 2 de abril de 2021

Às 15h: Catedral Metropolitana de Campinas

Transmissão pela Rádio Brasil e pela TV Século 21

Sábado Santo (Vigília Pascal): 3 de abril de 2021

Às 17h30: Catedral Metropolitana de Campinas

Transmissão pela Rádio Brasil e TV Século 21

Domingo da Páscoa: 4 de abril de 2021

Às 09h: Paróquia Santana de Sumaré

Transmissão pela Rádio Brasil e mídias sociais da Paróquia Santana de Sumaré

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por