Parques Taquaral e Ecológico recebem ação de prevenção à febre maculosa (Eduardo Lopes/ PMC)
A Secretaria de Saúde realiza na próxima quinta-feira (18) ações de prevenção à febre maculosa no Taquaral, no Parque Ecológico e no Centro de Saúde de Sousas. As atividades, em parceria com a Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, acontecem a partir das 8h.
O veterinário Fausto de Almeida Marinho Neto, explica que os agentes e estudantes vão percorrer os parques para abordar os frequentadores para distribuir folhetos educativos e tirar as dúvidas sobre a doença (transmissão, sintomas etc). “Escolhemos este horário em razão do grande movimento nos parques”, comentou.
No centro de saúde haverá maquetes educativas, montagens sobre o ciclo de vida do carrapato e material educativo. Uma equipe estará no local para explicar e tirar dúvidas sobre a febre maculosa. Em caso de chuva, as atividades nos parques serão canceladas.
A febre maculosa é uma infecção grave, causada por uma bactéria e transmitida pelo carrapato conhecido como estrela. Em 2023 foram confirmados dois casos de febre maculosa. As duas pessoas morreram. No ano passado, foram 11 casos, com sete mortes.
Confira a programação:
Quando: quinta-feira, 18 de maio
Horário: a partir das 8h
Onde: Parque Ecológico/Taquaral/CS Sousas