PATRIMÔNIO

Paróquia ganha mosaico feito com ouro e platina

Mosaico produzido com peças de ouro, platina, cristal e vidros coloridos será instalado na Paróquia São João Batista

Cecília Polycarpo Cabalho
24/06/2013 às 08:58.
Atualizado em 25/04/2022 às 11:40

A Paróquia São João Batista, em Campinas, ganhará um presente nesta segunda-feira (24), dia de seu padroeiro homônimo. Um mosaico produzido com 34 mil peças milimétricas de ouro, platina, cristal e vidros coloridos será instalado em uma das torres da igreja, na Avenida das Amoreiras.

O trabalho é do artista plástico Sidney Matias, de 41 anos, que sonha em resgatar a arte sacra de qualidade em todas as paróquias campineiras. O painel, que retrata São João Batista batizando Jesus Cristo, tem 2,30 metros de altura por 2,20 de comprimento e demorou dois anos para ficar pronto. A técnica usada por Matias é italiana, uma das mais difíceis de ser executada.

Segundo o artista, um mural desse tamanho não custaria menos de R$ 40 mil, incluindo material e mão de obra. Mas Matias conseguiu fazer parcerias para comprar parte das peças nobres, conseguiu doações e se esforçou para economizar ouro e platina, sem comprometer a beleza da obra. A igreja promoveu ainda feiras e festas para arrecadar dinheiro para o mosaico. “Muita gente da comunidade ajudou. Quase não cobrei pelo trabalho, pois eu e minha família temos uma ligação muito forte com a paróquia. E essa obra valoriza bastante a igreja” , disse. A obra na Paróquia São João Batista será inaugurada na procissão em homenagem ao santo, às 19h30, seguida da missa para celebrar o padroeiro. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por