ORGULHO GAY

Parada Gay reúne 13 mil pessoas no Centro de Campinas

Festa com DJs, música e shows tomou conta de ruas do Centro. Veja fotos

Karina Fusco
30/06/2013 às 18:30.
Atualizado em 25/04/2022 às 10:16

Nem a chuva que caiu no início da tarde deste domingo, 30, tirou o ânimo dos participantes da 13ª edição da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) de Campinas, que percorreu as principais ruas do centro da cidade. Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 13 mil pessoas participaram do evento, que teve como tema “Por Baixo da Pele Somos Todos Iguais”.

Além daqueles que levantavam a bandeira do respeito à diversidade sexual, alguns grupos deram conotação política ao evento com cartazes, palavras de ordem e até um boneco representando o deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), criticado tanto por sua permanência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, como por seu envolvimento com o projeto da Cura Gay.

A humorista Priscilla Drag, membro da Associação da Parada do Orgulho LGBT, explicou que o intuito principal foi pedir melhorias para os direitos desta parcela da população, sem esquecer seus deveres. “Aproveitando essa onda de manifestações pelo País, não poderíamos deixar de falar do Feliciano, que conseguiu a antipatia de muitos militantes, como eu”, disse.

Membro do grupo Identidade de Luta pela Diversidade Sexual, Tiago Duque, conta que foi possível reunir diferentes grupos que discutem direitos humanos e diversidade sexual para levar um bloco mais politizado ao desfile, sem perder a alegria e a descontração. “Em Campinas também é preciso que o governo olhe para nós e faça valer leis que já existem, como a que criminaliza homofobia e outras formas de preconceito”.

A estudante Julia Kumpera, que desfilou no bloco Bonde das Coloridas, afirmou que o objetivo foi chamar a atenção, inclusive do público que foi assistir, de que não existe cura para quem não está doente. “Também queremos a saída do Feliciano da Comissão de Direitos Humanos, que por seu conceito, deveria estar do nosso lado”, ressaltou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por