Parada contará com a participação de mais de 1,5 mil pessoas, com participação de atores, dançarinos e bailarinos; término da Parada será no Largo do Rosário, onde está a Vila do Papai Noel (Divulgação)
A tradicional Parada de Natal de Campinas será realizada hoje, sábado, dia 7, a partir das 18h30, na Avenida Francisco Glicério, Centro da cidade. O evento atraiu mais de 10 mil pessoas para a avenida em 2023. A expectativa para a edição deste sábado é ainda maior. A programação inclui dança, artes circense, atrações abordando culturas de outros países, banda, e princesas, príncipes e personagens de filmes de animação. As canções natalinas também prometem agitar o público local. Neste ano ela ganhará um toque intergaláctico, com a presença de cerca de 30 integrantes do fã-clube 501st Legion, também conhecida como "Vader's Fist" (Punho de Vader). Os participantes estarão caracterizados com figurinos impecáveis, reproduzindo fielmente os personagens do universo de Star Wars. Eles também desfilarão pela Glicério e prometem encantar os fãs da franquia e o público em geral.
A concentração será em frente aos Correios. Os grupos seguirão até o Largo do Rosário, onde está montada a Vila do Papai Noel, uma das principais atrações do Centro neste fim de ano. “A Parada de Natal é um grande evento. Envolve cerca de milhares de artistas, fora a equipe de apoio. Vamos levar para a avenida música, dança e muita alegria”, disse Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. O evento contará ainda com carros simbolizando presentes, árvore de natal, um trenó e um Papai Noel gigante. O término da Parada de Natal será no Largo do Rosário, onde está montada a Vila do Papai Noel.
O espetáculo contará com mais de 1,5 mil participantes, como atores, dançarinos e bailarinos. Participam escolas de dança, grupos culturais, folclóricos, entidades, consulados de países que têm representação em Campinas e bandas marciais, além dos integrantes do fã clube do Star Wars. No ano passado a Parada de Natal atraiu mais de 10 mil pessoas para a avenida. Para 2024, a expectativa é ainda maior.
FÃ-CLUBE
O 501st Legion é uma organização mundial composta por fãs da saga Star Wars. O grupo recria as armaduras e figurinos dos personagens da franquia com um nível de detalhamento impressionante. A ideia é trazer o universo da saga à vida real e ao mesmo tempo apoiar causas sociais, como visitas a hospitais e arrecadação de fundos para instituições de caridade. O fã clube foi fundado em 1997 por Albin Johnson. É a maior e mais respeitada organização de cosplayers de Star Wars no mundo hoje, com membros em mais de 60 países.
De acordo com Luiz Azzamaster, "oficial comandante" grupo do 501st Legion, os trajes, reconhecidos pela sua precisão, garantem uma experiência visual impressionante. “O 501st Legion é um fãclube reconhecido oficialmente pela Lucasfilm e, entre os personagens, o público poderá conferir Stormtroopers, Darth Vader e oficiais imperiais, todos com figurinos que parecem ter saído diretamente das telas do cinema”, completou.
A 501st Legion é formada por pessoas de diferentes idades, profissões e histórias. No desfile de Campinas, estarão presentes profissionais como militares, técnicos em eletrônica, enfermeiros, empresários, funcionários públicos, donas de casa e até famílias inteiras, com pais, filhos e até uma avó participando lado a lado.
“Essa diversidade reflete o espírito da organização, que conecta fãs de Star Wars por meio do amor pelo cosplay e do desejo de levar magia e impacto positivo às comunidades onde atuam. Esse ano o grupo trará uma novidade: o R2-KT (droid automatizado), único no Brasil, somará na avenida”, adiantou Azzamaster.
TRÂNSITO
Devido à Parada, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai bloquear algumas vias da área central. O trajeto da Parada de Natal será realizado no contrafluxo da Avenida Francisco Glicério, desde a altura do prédio dos Correios até o Largo do Rosário.
Pouco antes do evento, às 17h, a Emdec fará o bloqueio de seis cruzamentos: Avenida Francisco Glicério com Benjamin Constant; Avenida Dr. Campos Sales com a Rua José Paulino; Rua Bernardino de Campos com a Barão de Jaguara; Rua Bernardino de Campos com a Rua Regente Feijó; Rua Bernardino de Campos com a José Paulino; Avenida Benjamin Constant com a Rua Regente Feijó.
A depender da quantidade de pessoas presentes, também será necessário interditar o cruzamento entre as ruas General Osório e José Paulino. Outro cruzamento será bloqueado no momento do desfile, entre as ruas Ferreira Penteado e Barão de Jaguara.
Devido ao grande porte do evento, é indicado evitar trafegar com veículos pela região durante a parada. Quem precisar circular pelo local terá três opções de desvio. Chegando pela Avenida Francisco Glicério, será possível acessar a Benjamin Constant e seguir pela Avenida Senador Saraiva. Já os que estiverem na Rua José Paulino terão dois caminhos, um pela rua General Osório (sentido Centro) e outro pela Barreto Leme (sentido Cambuí).
No total, 41 linhas do transporte coletivo serão impactadas, momentaneamente, em seus trajetos e alguns pontos de parada: 173, 230, 240, 249, 253, 255, 260, 265, 271, 317, 331, 332, 339, 341, 342, 344, 345, 346, 348, 349, 353, 357, 359, 360, 361, 362, 364, 366, 367, 368, 371, 380, 381, 382, 383, 386, 395, 403, 408, 409 e 499.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram