SAÚDE MENTAL

Palestra aborda meios para dar suporte às mães de filhos autistas

Evento foi realizado no sábado pela manhã no auditório do Correio Popular

Da Redação
04/02/2024 às 10:59.
Atualizado em 04/02/2024 às 10:59
O psicólogo Marcus Vinicius Nunes, que está cursando pós-graduação na Universidade São Francisco, ministrou a palestra como parte de uma parceria com o Correio para a criação de um grupo terapêutico (Kamá Ribeiro)

O psicólogo Marcus Vinicius Nunes, que está cursando pós-graduação na Universidade São Francisco, ministrou a palestra como parte de uma parceria com o Correio para a criação de um grupo terapêutico (Kamá Ribeiro)

Uma palestra realizada no sábado (3) pela manhã no auditório do Correio Popular abordou a avaliação e apoio às mães de filhos com transtornos de neurodesenvolvimento, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou autismo. O psicólogo Marcus Vinicius Nunes, que está cursando pós-graduação na Universidade São Francisco em Campinas, ministrou a palestra como parte de uma parceria estabelecida com o jornal para a criação de um grupo terapêutico.

Os encontros do grupo terapêutico incluirão palestras e rodas de conversa, proporcionando um espaço para as mães compartilharem experiências, ouvirem e receberem orientações. As reuniões estão programadas para ocorrer aos sábados pela manhã e às segundas-feiras à noite, com as datas sendo definidas de acordo com a demanda.

Nunes destacou a importância de atualizar os métodos de avaliação, ressaltando que, embora o autismo seja atualmente compreendido, a saúde mental precisa acompanhar os avanços da sociedade. Ele salientou a necessidade de desenvolver instrumentos avançados para avaliar a sintomatologia atual, adaptandose aos desafios contemporâneos.

Segundo o psicólogo, o diagnóstico de autismo tem crescido significativamente, e sua determinação não depende de exames de sangue, mas sim de uma avaliação comportamental conduzida por uma equipe multidisciplinar, composta por neuropsicólogos, psiquiatras e neuropediatras.

"Se temos uma sintomatologia bem avaliada, teremos uma intervenção muito mais adequada dentro dos parâmetros científicos. Ou seja, quando se fala de psicologia, estamos falando de uma ciência que vai prestar a esse público, aparatos que funcionem", explicou.

Na visão de Nunes, o aumento dos casos de autismo está vinculado à sobrecarga de informações constantes das redes sociais. No entanto, ele ressalta a importância de os pais e as famílias exercerem cautela ao consumir artigos sobre o tema, pois há profissionais sérios no meio científico, bem como pseudocientistas que disseminam desinformações. "Ao receberem o diagnóstico de transtorno do espectro autista para seus filhos, os pais, muitas vezes, se sentem desesperados e absorvem indiscriminadamente todas as informações, sem fazer uma filtragem ou distinguir o que é válido ou não", destacou.

Dado que a pesquisa de Nunes se concentra no comportamento das mães de crianças com autismo, ele aproveitou a oportunidade proporcionada pelo Correio Popular para oferecer sua expertise, abordando estratégias de tratamento e intervenção para crianças com transtornos no desenvolvimento.

A diretora comercial do jornal Correio Popular, Aline Rodrigues, enfatizou que a parceria está alinhada com os projetos sociais desenvolvidos pelo Correio Popular. Segundo ela, a empresa está atenta aos desafios enfrentados pela sociedade, e diante do aumento nos diagnósticos de autismo, optou por apoiar Nunes em seu trabalho de oferecer suporte às mães de autistas. "As mães sempre se dedicam e cuidam dos filhos, mas raramente recebem cuidados. Nosso olhar atento busca fornecer apoio para aqueles que cuidam de todos", sublinhou Aline.

Além da palestra realizada no sábado (3), a Aline Rodrigues destacou que estão planejados outros projetos de apoio em diversas áreas, direcionados a mães, jovens e idosos. "Este foi o primeiro evento deste ano, mas teremos outros temas, ainda dentro da abordagem do autismo. Um deles será no âmbito jurídico, para orientar sobre os direitos das pessoas com autismo", informou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por