medicação

Paciente sofre com a falta de Tamiflu

As farmácias dizem que a produção ou o estoque que existe foi direcionado para hospitais. Apesar dessa orientação, a medicação é receitada

Alenita Ramirez
02/07/2020 às 07:50.
Atualizado em 28/03/2022 às 23:36
As farmácias dizem que a produção ou o estoque que existe foi direcionado para hospitais (Divulgação/Gazeta de Piracicaba)

As farmácias dizem que a produção ou o estoque que existe foi direcionado para hospitais (Divulgação/Gazeta de Piracicaba)

O remédio Tamiflu sumiu das farmácias particulares e públicas de Campinas. Uma vendedora de 41 anos disse que passou quase o dia todo percorrendo os estabelecimentos e postos de saúde em busca do medicamento receitado ao marido, que contraiu Covid-19, para combater os sintomas da doença. Como não achou a medicação, a mulher voltou a procurar a médica, que insistiu na necessidade de uso do remédio. “Não sei o que faço. Ele não sente falta de ar, mas não se sente bem”, disse Cinthia Martins Pereira Rafael. As farmácias dizem que a produção ou o estoque que existe foi direcionado para hospitais. Apesar dessa orientação, a medicação é receitada para muitos pacientes não internados. Cinthia teve Covid-19 e ficou internada por 10 dias no Hospital de Campanha, entre 28 de maio a 8 de junho. Recentemente, o marido, o motorista Isaías Rafael, de 50 anos, foi diagnosticado com a doença. “Ele passou pelo SUS no Hospital da PUC-Campinas, que fez a tomografia do pulmão e apontou que ele está com o vírus. Ele não ficou internado porque não apresenta falta de ar, mas foi recomendado o Tamiflu, que não acho em local algum”, explicou. Além do Tamiflu, foi receitado ainda Clavulin 500; Azitromicina 500 e Ivermectina 6mg, remédios que está usando. O Tamiflu (fosfato de oseltamivir) é um antiviral indicado para o tratamento de gripe em adultos e crianças. A substância também tem sido utilizada em pessoas diagnosticadas com Covid-19 e é prescrita somente para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou com Síndrome Gripal. Um composto do Tamiflu atua reduzindo a multiplicação do vírus da gripe no organismo, incluindo o causador da Influenza A, subtipo H1N1, e Influenza B. Em nota, a Prefeitura informou que “o medicamento, que é comprado e fornecido pelo Ministério da Saúde, está em falta em todo o Brasil. Em Campinas, o que resta do estoque está sendo utilizado nos hospitais, para casos mais graves de síndromes respiratórias, nos quais o paciente está internado. Desde o fim de maio o Tamiflu passou a ser disponibilizado somente nos hospitais. O município aguarda reposição desse medicamento pelo Ministério da Saúde, ainda sem previsão. Qualquer tipo de recomendação de tratamento, seja com este medicamento ou outro, deve ser feita pelo médico”. Em nota, o Hospital PUC-Campinas, onde o motorista foi atendido, informou que entrará em contato com o paciente para esclarecimentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por