Produtos cultivados de forma natural aumentam as vendas num ritmo médio de 20% ao ano
O setor de orgânicos conquistou o consumidor brasileiro,e apresenta um crescimento invejável. O segmento estima que o faturamento no ano passado chegou a R$ 1,5 bilhão - e deve atingir R$ 2 bilhões em 2014. As vendas aumentam 20% ao ano no País.
E a cadeia produtiva se expande para além das fronteiras agrícolas para incorporar outras categorias, como cosméticos e têxteis.
Para quem se interessa pelo assunto e quer conhecer marcas e produtos, acontece de hoje até domingo a Bio Brazil Fair/Biofach América Latina, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, reunindo mais de 120 expositores.
Além de empresas brasileiras, estarão presentes companhias do exterior, como Polônia e Holanda. Junto com a feira, será realizado o 9 Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável.
Indústrias, produtores rurais, pesquisadores e varejistas celebram o avanço das vendas dos produtos orgânicos e aguardam por mais apoio governamental para fortalecer o setor, até porque uma característica da produção orgânica é ser praticada em pequenas propriedades familiares.
A coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), Sylvia Wachsner, afirmou que a gama de produtos aumenta ano a ano. “O mercado apresenta vários produtos desde os hortifrutigranjeiros in natura até cosméticos e têxteis elaborados com insumos orgânicos”, apontou.
Ela disse que a produção em grande escala é mais complexa, porque o plantio de orgânicos exige cuidados especiais. “O princípio da produção orgânica é o do trabalho em pequenas propriedades e com rotação de culturas”, disse.
A especialista ressaltou que a forma de cultivo privilegia a proteção ao meio ambiente e exclui procedimentos que representem contaminação de alimentos ou da natureza. Segundo ela, outros países têm mercados consumidores mais avançados do que o brasileiro.
Mas isso não desanima quem está no negócio por aqui, como o proprietário da Mater Orgânica, Horácio Coutinho, que calcula entre 20% e 40% o crescimento das vendas de produtos orgânicos na sua loja, que incluem hortifrutigranjeiros, laticínios e industrializados. “Os consumidores vêm se conscientizando sobre os benefícios da alimentação orgânica. Para eles, não é apenas o preço que importa”.
Mesmo que a diferença seja grande - o empresário estimou que o custo dos produtos básicos orgânicos é de 20% a 30% maior aos equivalentes da produção tradicional.
Mas o diretor técnico da Associação Agrícola Natural de Campinas e Região, Romeu Mattos Leite, garante que se a compra for feita direto dos produtores, em feiras ou com entrega em domicílio, o preço fica bem perto do da agricultura tradicional. “O lucro aplicado pelos grandes varejistas sobre o valor dos produtos orgânicos é o que eleva o preço final. O custo de produção é maior, mas a diferença de preços não é tão acentuada quanto apresentado nas gôndolas”, disse.
Afeira acontecedas 11h às 20h(no dia 30, das 11h às 19h). Hoje e amanhã,o evento é exclusivo para profissionais do setor, masdias 29 e 30,também é abertogratuitamenteao público.