VEÍCULOS NOVOS

Ônibus que vão reforçar o transporte público começam a circular nos próximos 15 dias

Renovação emergencial da frota estava prevista para ser iniciada ainda em abril; serão beneficiadas as linhas 113, 114, 117, 125, 402, 404, 429 e 430

Luiz Felipe Leite/luiz.leite@rac.com.br
01/05/2025 às 12:28.
Atualizado em 01/05/2025 às 12:46

Linha que liga o Terminal Ouro Verde ao Shopping Iguatemi foi uma das selecionadas para receber os primeiros ônibus; a Emdec apontou que no período de 20 de março a 29 de abril deste ano foram computadas 1.341 quebras de veículos do transporte público (Kamá Ribeiro)

As primeiras unidades dos 50 ônibus que vão reforçar a frota do transporte público coletivo em Campinas vão começar a operar durante a primeira quinzena de maio. A estimativa do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) é que todos esses veículos estarão disponíveis para benefício da população até o final deste mês. A previsão original divulgada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) era de que o início da operação seria feito até o fim de abril.

O prazo inicialmente estimado para a operação de parte dos veículos precisou ser estendido em função dos processos que envolvem a aquisição dos ônibus. As empresas que atualmente operam o transporte público coletivo em Campinas serão as responsáveis pelos procedimentos de revisão e adequação dos veículos, como a pintura da carroceria e a regularização da documentação. São etapas necessárias antes de eles rodarem pela cidade.

A Emdec informou que dos 50 ônibus que vão começar a operar na cidade, 30 vão ser destinados para as seguintes linhas: 113 (Jardim Melina/Corredor Central), 114 (Adhemar de Barros), 117 (DIC VI), 125 (Terminal Ouro Verde/Shopping Iguatemi), 402 (Parque da Figueira), 404 (Jardim Maria Rosa), 429 (Swiss Park II) e 430 (Swiss Park). Está prevista a criação de uma linha semiexpressa, partindo da região dos DICs.

Considerando esses 30 primeiros ônibus, a VB Transportes vai incorporar 20 veículos. Os outros 10 serão adicionados à frota da Onicamp Transporte Coletivo. Além destes, outros 20 veículos serão adicionados à frota da VB, completando os 50 ônibus previstos. Os novos carros vão contar com ar-condicionado e carregadores USB.

RECLAMAÇÕES

O atraso no começo da operação dos novos veículos não surpreendeu as pessoas ouvidas ontem pelo Correio Popular, que utilizam pelo menos uma das linhas que vão ser reforçadas com alguns dos 50 ônibus.

Um exemplo é o da cozinheira Márcia Regina Lourenço, moradora da região dos DICs. Ela usa a linha 114 e a 117 para se deslocar até a Vila Industrial, onde fica o restaurante que a profissional trabalha. Ela classificou o atraso como absurdo e disse que já teve problemas com os empregadores devido aos atrasos, causados por ônibus que quebraram durante as viagens. “Já chamaram a minha atenção por causa dos meus atrasos, mas não tenho culpa se os ônibus ficam quebrando”, lamentou.

A auxiliar de limpeza Tatiana Aparecida vive no DIC I e vai diariamente ao Nova Europa para trabalhar. Para isso ela precisa usar alguma das linhas de ônibus que serão reforçadas. Elas passam pela Avenida Moraes Salles, na região central. Tatiana contou que perdeu a confiança no transporte público da cidade. “Apenas continuo usando, pois não tenho outra escolha. Mas precisamos que esses novos ônibus estejam logo à disposição da população.”

Em entrevista concedida ontem à reportagem, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou os critérios adotados para a escolha das linhas que vão receber os novos ônibus, alguns zero-quilômetro e outros seminovos, como o número de ocorrências de veículos quebrados, maiores quantidades de passageiros, entre outros. De acordo com ele, a demora no início da operação, considerando que a previsão inicial era até o final de abril, foi por causa de atrasos na aquisição dos veículos. Ele acrescentou que a solução definitiva será adotada com a licitação para contratar novos operadores para o serviço em Campinas, com veículos modernos, que está em andamento. “Estamos dentro do cronograma de 60 dias divulgado pelo prefeito, quando foi feito o anúncio desses 50 novos ônibus. Torcemos para que eles comecem a operar o mais rapidamente possível”, afirmou. 

VEÍCULOS QUEBRADOS

A Emdec apontou que no período de 20 de março a 29 de abril deste ano foram computadas 1.341 quebras de ônibus, média de aproximadamente 33 por dia. Considerando as linhas que serão reforçadas com parte dos 50 novos ônibus, as três com o maior número de ocorrências de veículos quebrados são a 117 (41 quebras), 114 (38 quebras) e 115 (29 quebras).

Somente no mês de março de 2025, foram quase 3,4 mil autuações aplicadas às empresas concessionárias e cooperativas por quebras, atrasos, faltas etc. O número mais que dobrou em relação ao registrado no mesmo período de 2024, quando foram aproximadamente 1,4 mil ocorrências.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por