gigante elétrico

Ônibus pode ter base em Campinas

Lançado ontem em Shezhen, na China, o maior ônibus da história dos veículos elétricos, o BYD K12A, com 27 metros de comprimento

Maria Teresa Costa
02/04/2019 às 10:12.
Atualizado em 04/04/2022 às 10:20

Lançado ontem em Shezhen, na China, o maior ônibus da história dos veículos elétricos, o BYD K12A, com 27 metros de comprimento, poderá ser fabricado em Campinas nos próximos anos, disse o diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios da empresa, Adalberto Maluf. O biarticulado começará suas operações na Colômbia, operado pela TransMilenio, e evitará, segundo o fabricante, a emissão de 193 toneladas de CO2 no seu primeiro ano de operação, o equivalente a semear 9,8 mil árvores. “O projeto ainda não está concluído com nenhuma encarroçadora, mas nossa intenção seria fabricar o chassis dele aqui nos próximos anos. Esse modelo, inclusive, poderia ser usado no BRT de Campinas, com pequenas adaptações”, afirmou Maluf. O novo biarticulado, com capacidade para 250 passageiros, tem velocidade máxima de 70 km/h e usa uma série de tecnologias elétricas, incluindo os motores, baterias e os circuitos da montadora chinesa. Dependendo da situação, o BYD K12A pode alternar entre tração nas duas rodas e tração nas quatro rodas. Em janeiro, a empresa de Campinas obteve a licença de operação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), para iniciar a produção de caminhões elétricos. A previsão de início de produção é para o final de 2020. Junto com os caminhões, cuja produção atenderá o primeiro contrato formalizado no ano passado para a entrega de 200 compactadores de lixo 100% elétricos à Corpus Saneamento e Obras Ltda, que atua na coleta, transporte e destinação de resíduos em seis cidades paulistas, entre elas Indaiatuba, e em Vitória (ES). O plano é substituir gradualmente parte de sua frota movida a diesel até 2023. A BYD de Campinas também passará a fabricar ônibus articulados, para atender a demanda crescente das cidades que estão implantando sistemas BRTs no transporte coletivo municipal. A fabricação local de caminhões elétricos visa atender contrato formalizado no ano passado para a entrega de 200 compactadores de lixo 100% elétricos à Corpus Saneamento e Obras Ltda. O plano é substituir gradualmente parte de sua frota movida a diesel até 2023. A empresa atende o mercado brasileiro de transporte com chassis de ônibus 100% elétricos, que ganharam carrocerias feitas pelos parceiros locais. O plano é, ainda este ano, iniciar a produção de ônibus articulados, e nos próximos anos, os biarticulados, com o modelo lançado ontem na China. Para atender a nova demanda, a fábrica de Campinas será ampliada. Em 2015, a empresa inaugurou a primeira frota de ônibus elétricos no País e fechou aquele ano como a maior produtora de veículos elétricos e híbridos do mundo. No ano seguinte, inaugurou sua primeira unidade para montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas e em 2017, passou a produzir, também em Campinas, painéis solares.

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