INTERVENÇÃO

Obras do BRT modificam cenário na Ruy Rodriguez

Asfalto retirado da via é depositado em alguns canteiros

Agência Anhanguera de Notícias
28/04/2018 às 08:51.
Atualizado em 28/04/2022 às 07:07
Máquina retira massa asfáltica de trecho da Avenida Ruy Rodriguez para a implantação do Corredor BRT (Leandro Ferreira/AAN)

Máquina retira massa asfáltica de trecho da Avenida Ruy Rodriguez para a implantação do Corredor BRT (Leandro Ferreira/AAN)

As obras do Corredor BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde, que interligará o Centro de Campinas aos distritos do Ouro Verde e Campo Grande, começaram na segunda passada e seguem a todo vapor, alterando a paisagem, principalmente na Avenida Ruy Rodriguez, na altura do Hipermercado Extra Amoreiras. Quem passou pelo local ontem, constatou uma grande quantidade de asfalto retirado da via em alguns canteiros e a movimentação intensa dos operários e maquinário. Anteriormente a essa intervenção, os serviços estavam concentrados no antigo leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O trânsito da região foi alterado para viabilizar os trabalhos. Em frente ao hipermercado, por exemplo, foram colocados tapumes que impedem a circulação de pedestres no perímetro. As 13 linhas de ônibus que passam pelo corredor (116, 118, 121, 125, 130, 131, 132, 133, 134, 136, 140, 141 e 142), em ambos os sentidos, foram desviadas pelas marginais. Ao todo, essa frota contabiliza 101 veículos. A rota normal do trecho em obras tem 3,56km de extensão, porém, sofreu acréscimo de 1,5km em decorrência dos desvios realizados, que em condições normais de tráfego acarretam em apenas cinco minutos a mais de percurso. No sentido bairro-Centro, o trajeto atual é feito por meio das vias Antônia Ceregatti Albieri, Maria Ana Cremasca Levantesi, Amoreiras, João Batista Alves da Silva Telles, Fausto Elisiário Ciribelli, Nelly Bontore e novamente Amoreiras. Este caminho obrigará os motoristas a transitar por dentro dos bairros ao longo da Ruy Rodriguez, passando ao lado do popular Tancredão. Já no sentido contrário (Centro-bairro), a rota também é inversa. Agentes de Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) monitoram a área e não têm permitido o estacionamento ou parada de carros nas marginais, visando garantir uma melhor fluidez de veículos. A Emdec estima que, em média, 42,9 mil veículos circulem por dia na Avenida Ruy Rodriguez. O BRT campineiro, composto por três corredores (Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral), totalizando 36,6km de extensão, custará R$ 451,5 milhões e deve ser concluído até maio de 2020.

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