95 ANOS

OAB Campinas recepciona exposição do Correio sobre capas históricas

Mostra itinerante já passou pela ACL, Unicamp, Ciesp e pelo Círculo Militar

Rodrigo Piomonte
06/08/2022 às 10:29.
Atualizado em 06/08/2022 às 10:29
A curadora da mostra, Aline de Oliveira Rodrigues, e o presidente do Correio, Ítalo Hamilton Barioni (Gustavo Tilio)

A curadora da mostra, Aline de Oliveira Rodrigues, e o presidente do Correio, Ítalo Hamilton Barioni (Gustavo Tilio)

Um evento que contou com a participação de diretores e representantes de comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campinas, marcou o lançamento da exposição itinerante "Correio Popular 95 anos", que ficará nos próximos 30 dias na casa da advocacia de Campinas. A mostra que reúne 26 capas históricas, 40 troféus e outras premiações recebidas pelo jornal ao longo dos anos vem desde o primeiro semestre percorrendo instituições importantes da cidade, como a Academia Campinense de Letras, o Ciesp, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Círculo Militar de Campinas.

Esse é o penúltimo local que abrigará a exposição, que tem previsão de ser encerrada no próximo mês, quando será comemorado o aniversário do jornal, com a mostra sendo instalada no Paço Municipal. Desde o primeiro local visitado pela exposição até agora, centenas de pessoas puderam conferir os fatos históricos narrados e retratados pelo Correio Popular ao longo de seus 95 anos.

Para o presidente-executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni, é um motivo de muito orgulho a exposição ter como palco a sede da OAB. "É um orgulho muito grande para o jornal. A OAB faz parte da história de Campinas. É o bastião da Justiça em nossa cidade".

A presidente da OAB Campinas, a advogada Luciana Freitas, disse que ter a mostra exposta na OAB é ter a oportunidade de contar um pouco da história de Campinas. "Vários relatos de episódios marcantes da cidade, além de fatos históricos nacionais e mundiais estão registrados nas capas do Correio Popular e muitos são apresentados nesta exposição. Então para a OAB é um motivo de alegria receber a exposição. Principalmente porque muitos advogados certamente interagiram com o jornal, ou em entrevistas ou trabalhando em processos que repercutiram. Estamos muito felizes", disse.

O advogado Cláudio Vieira, secretário-geral da OAB Campinas, ressalta o caráter saudosista da exposição. "O bacana é relembrar os fatos. Reviver a evolução da cidade. Realmente é uma iniciativa muito legal. É uma verdadeira viagem no tempo por meio de fatos históricos", disse.

Com a exposição na OAB, a previsão é que a mostra seja acompanha por até 300 pessoas por dia, por conta dos diversos serviços jurídicos que são prestados ao público no local. A advogada Raiça Camargo, secretária-geral da Igualdade Racial da OAB Campinas destaca a capa do assassinato do ex-prefeito Antônio da Costa Santos, o Toninho, como emblemática. "Em um período de eleição que estamos vivendo agora, com tanta tensão política e polaridade, rever que Campinas já teve um prefeito assassinado é realmente muito interessante. Nos causa muita reflexão. Achei muito legal a exposição ser aqui na OAB Campinas", disse.

A advogada Leidiane Serafim Melo, secretária-geral da Comissão de Direito de Família da OAB Campinas, disse que ficou surpresa com o conteúdo trazido pela mostra. "É uma exposição muito rica. Nos traz muitas informações que aconteceram no passado e mostra a importância de uma cidade ter um jornal registrando a história", disse.

A exposição poderá ser conferida pelo público em geral na sede da OAB Campinas a partir da próxima segunda-feira, dia 9. A mostra fica em cartaz até o final deste mês, diariamente das 9h às 18h, no 3º andar do prédio. A Casa da Advocacia de Campinas fica localizada na Rua Lupércio Arruda Camargo, 111, no bairro Jardim Santana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por