Além das celebrações especiais, a procissão também marca as homenagens à santa
A tradicional procissão da padroeira de Campinas sairá da Basílica Nossa Senhora do Carmo, às 17h de hoje, e seguirá até a Catedral Metropolitana (Kamá Ribeiro)
No feriado municipal desta quinta-feira (8), em que se comemora o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas, várias missas estão programadas, além da tradicional procissão no Centro da cidade. Por conta do feriado religioso, não haverá atendimento nos órgãos públicos da cidade, exceto nos considerados essenciais. Amanhã, as repartições vão operar parcialmente ou em regime de plantão devido ao ponto facultativo, decretado por causa do jogo da Seleção Brasileira, que enfrentará a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.
O comércio de rua também vai operar de forma facultativa, sendo que aqueles que optarem por abrir as portas vão funcionar das 9h às 17h. As agências bancárias também estarão fechadas nesta quinta-feira, voltando a atender somente amanhã, em horário reduzido, no período das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30, também devido ao jogo do Brasil. Para torcedores e amantes do futebol, o telão gigante instalado no Largo do Rosário exibirá o jogo, reunindo uma pequena multidão festiva.
A Avenida Francisco Glicério e as ruas Benjamin Constant e General Osório serão fechadas para a circulação de torcedores. Agentes de Mobilidade Urbana, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estarão nas ruas orientando os motoristas.
Durante o jogo, o transporte público municipal adiantará o seu horário de pico para uma hora antes do início da partida, que está prevista para as 12h. No decorrer da partida, será adotado o esquema de frota reduzida, equivalente à utilizada no período noturno. Após às 14h, a circulação dos ônibus retoma a normalidade.
Celebrações
No decorrer de quarta-feira (7), a Catedral Metropolitana de Campinas foi preparada para receber os fiéis católicos para as cinco celebrações que acontecerão neste feriado. As missas ocorrerão a partir das 7h, agendadas para às 9h30, 12h, 15h30 e 17h. A das 9h30 será celebrada pelo arcebispo metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller. Finalizando as comemorações da padroeira, a comunidade católica sairá em procissão, às 17h, da Basílica de Nossa Senhora do Carmo e seguindo até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Catedral Metropolitana de Campinas), liderada pelo padre Caio Augusto, que contará com a presença do Coral da Arquidiocese de Campinas, que entoarão louvores à Nossa Senhora da Conceição.
Após a missa, às 19h30, a Orquestra do Conservatório Carlos Gomes, juntamente com os Meninos Cantores de Campinas e do Curso Técnico de Música, se apresentará com regência do maestro Felipe Oliveira. A Catedral Metropolitana, como de costume, realizará a venda de pedaços de bolo. Ao todo, serão 1,2 mil pedaços com sabor de coco ou doce de leite, que poderão ser adquiridos na secretaria da igreja das 8h até 17h por R$ 15.
FERIADO PROLONGADO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
✔ Defesa Civil: Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.
✔ Guarda Municipal: Manterá a rotina de trabalho, funcionando 24h. O serviço poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153.
✔ Sanasa: Uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará pelos telefones 3735-5000 e 0800 7721195.
✔ Mercado Municipal: Abrirá hoje das 7h às 12h. Nos demais dias, segue o horário normal.
✔ Bosques e parques: Os 25 parques e bosques da cidade funcionam normalmente.
✔ Sistema de Atendimento 156: Funciona normalmente, a não ser durante o jogo entre Brasil e Croácia.
✔ Sistema Público de Saúde: Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, assim como o Samu e as Unidades de Pronto Atendimento Campo Grande, São José e Anchieta, funcionam normalmente, com atendimento 24 horas.
✔ PAI-Serviço: O Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI-Serviço) prossegue com os atendimentos durante o feriado prolongado.