mercado

Números impulsionam setor de flores no País

A Expoflora terminou. E mais uma vez ajudou a impulsionar o setor. O Brasil já é um dos 15 maiores produtores de flores do mundo

Rogério Verzignasse
26/09/2018 às 22:13.
Atualizado em 22/04/2022 às 01:04
Um dos canteiros da edição deste ano da tradicional Expoflora, em Holambra: Brasil já é um dos 15 maiores produtores de flores do mundo (Divulgação)

Um dos canteiros da edição deste ano da tradicional Expoflora, em Holambra: Brasil já é um dos 15 maiores produtores de flores do mundo (Divulgação)

A Expoflora terminou. E mais uma vez ajudou a impulsionar o setor. O Brasil já é um dos 15 maiores produtores de flores do mundo. O avanço na produção segue na esteira do fortalecimento do agronegócio no País. Tecnologia, aumento da produtividade, novas variedades e ampliação dos canais de venda alavancam o setor de floricultura. Neste ano, a expectativa é que o faturamento cresça entre 7% e 8%. As vendas ao consumidor final devem chegar a cerca de R$ 8 bilhões. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura Estimativa (Ibraflor), o cenário poderia ser ainda melhor se a economia nacional deslanchasse. Mas o otimismo é grande. O setor acredita na manutenção da trajetória positiva. Em Holambra, que responde por 45% do mercado de flores do Brasil, a expectativa é melhor: a Expoflora alavanca as vendas. O presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker, fala que os investimentos em produção e logística fortaleceram o setor e são fundamentais. “A automação no campo aumentou. Atualmente, em Holambra, cerca de 90% das produções são em estufas, o que garante a produção de quase todas as variedades de flores e plantas em qualquer época do ano”, explica. Assim como outros setores da economia, a floricultura também sentiu a crise, mas em menor escala. Mas os consumidores da classe A mantiveram o volume de compras de flores e plantas. Mas flor faz sucesso até mesmo entre os mais pobres. Se busca o que é mais barato. Autosserviço As vendas de flores e plantas ornamentais em supermercados, varejões e home centers se transformaram em um importante canal de vendas. Grandes varejistas criaram áreas específicas nas lojas para a comercialização de flores, plantas e artigos relacionados à jardinagem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por