SAZONALIDADE

Número de pacientes com sintomas respiratórios dobra em Campinas

Em janeiro, foram registrados 11.631 atendimentos na rede municipal, contra 22.994 de 1˚ a 28 de abril; Prefeitura manteve abertos centros de saúde ontem, mesmo com ponto facultativo

Luiz Felipe Leite/[email protected]
03/05/2025 às 11:40.
Atualizado em 03/05/2025 às 11:40
Reforço na hidratação e evitar que, principalmente, crianças e idosos fiquem em ambientes fechados e com aglomeração são medidas essenciais
para prevenir os casos de doenças respiratórias, assim como o uso de máscaras em caso de sintomas; a vacinação é outra boa forma de se precaver (Rodrigo Zanotto)

Reforço na hidratação e evitar que, principalmente, crianças e idosos fiquem em ambientes fechados e com aglomeração são medidas essenciais para prevenir os casos de doenças respiratórias, assim como o uso de máscaras em caso de sintomas; a vacinação é outra boa forma de se precaver (Rodrigo Zanotto)

O número de atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios quase dobrou na rede municipal de saúde de Campinas desde o início do ano. Em janeiro foram 11.631 registros, contra 22.994 do dia 1º de abril até o dia 28. O crescimento na demanda resultou em uma medida adotada ontem pela Prefeitura, que abriu os 68 centros de saúde da cidade em razão do período de sazonalidade das doenças respiratórias e da alta nos casos. Hoje, os 12 centros de saúde que normalmente abrem aos sábados atenderão como de costume. Originalmente eles não funcionariam por causa do ponto facultativo do Dia do Trabalhador.

A intenção da gestão do prefeito Dário Saadi (Republicanos) é dar retaguarda para os hospitais, que estão sobrecarregados com os casos mais graves. Somente até 15h30 de sexta-feira, 10,8 mil pessoas haviam passado pelos centros de saúde, quantidade considerada como muito significativa pela médica pediatra Rejane Fleury Trautwein, que responde pela coordenação da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. A reportagem do Correio Popular percorreu dois centros de saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um hospital municipal e constatou a grande procura, principalmente de pais e mães acompanhando crianças doentes.

Os moradores de Campinas que procuraram os centros de saúde ontem aprovaram a abertura das unidades durante o ponto facultativo do Dia do Trabalhador. Uma delas foi a analista fiscal Leticia de Oliveira Piassalonga. Ela esteve no CS do Jardim São Vicente com a filha Alicia, de 11 meses de idade. A menina ficou gripada em abril, e a mãe foi orientada a voltar em maio para que a criança recebesse uma dose da vacina contra a Influenza. “Hoje (ontem) é um dia em que as pessoas geralmente não trabalham, então conseguem vir com os filhos. Acho que foi uma ação necessária”, contou.

Celina Furlan Ortiz de Camargo tem 73 anos, possui asma e é fumante. Ela comentou que, considerando o quadro de saúde que tem, procura receber anualmente as vacinas necessárias, como a da gripe e da covid-19, aplicadas no CS São Vicente. “Não posso bobear. Não fiquei gripada neste ano, mas tenho de ficar alerta.”

Operadora de caixa, Alexandra Bacelar levou a filha Alexa, de 9 anos, para a UPA Carlos Lourenço na tarde de ontem. A menina estava com quase 40 graus de febre e com vários sintomas gripais. Ela foi atendida e medicada. Quase foi necessário encaminhá-la a um hospital. “Agora ela vai ficar bem, mas, mesmo vacinada, pegou essa gripe bem forte. É uma época do ano bem complicada essa em que estamos”, desabafou.

A Unidade Pediátrica Mário Gattinho é especializada no atendimento às crianças em Campinas. Uma das pacientes que estiveram ontem no hospital foi a neta de Dione Mari Almeida de Oliveira, moradora da Vila Georgina. A menina, chamada Mavi, esteve em uma UPA anteontem, com tosse seca. O quadro evoluiu para tosse com secreção, além de outros sintomas gripais, e com um agravante: A criança tem apenas três meses de idade. “Estamos muito assustados. Ela é muito pequena, então qualquer gripe pode ser fatal.”

A médica Rejane não descartou novas ações similares a essa. Pelo menos mais uma está confirmada: no feriado de Corpus Christi, de 19 a 22 de junho. Os centros de saúde vão funcionar na sexta-feira, 20 de junho, ponto facultativo, e as unidades que abrem aos sábados ficarão abertas das 7h às 13h no dia 21 de junho: CSs Aeroporto, Parque Valença, Jardim Florence, Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Santo Antônio, Vila Ipê, São Quirino e Aurélia. 

A especialista da Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a população pode adotar medidas preventivas, considerando a época do ano, como o reforço na hidratação e evitar que crianças e idosos estejam em ambientes com muitas pessoas ao mesmo tempo, por exemplo em shoppings. Outras dicas de prevenção são lavar as mãos frequentemente, manter os ambientes arejados e a etiqueta respiratória, além de usar máscaras se tiver sintomas. “Estamos em um momento de sazonalidade, com o aumento dos casos de doenças respiratórias que temos nesta época do ano. É algo característico da época que estamos hoje. Com isso, a gente percebe um aumento no movimento e no número de pacientes tanto nas UPAs quanto nos hospitais. A ideia de reforçar a rede com a abertura dos centros de saúde é dar mais uma porta de entrada para o usuário”, explicou. 

Outras medidas anunciadas pela Prefeitura de Campinas no mesmo tema foram a ampliação do número de leitos infantis desde março de 2025. Neste período, foram abertas 15 estruturas para crianças, sendo seis de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica no Mário Gattinho, cinco de UTI no Hospital Ouro Verde e quatro (duas de UTI e duas de enfermaria) na Irmandade de Misericórdia. Além disso, a Secretaria de Saúde negocia com o Hospital Samaritano a compra de mais quatro leitos de UTI infantil. Outras medidas internas, como reorganização das escalas médicas e suspensão de férias em maio, junho e julho dos servidores envolvidos nos atendimentos dos pacientes respiratórios, foram tomadas para melhorar ainda mais a assistência aos usuários do SUS Municipal.

QUAL UNIDADE PROCURAR? 

Ainda segundo a Prefeitura de Campinas, os CSs e as UPAs são destinados para os casos considerados mais leves. No caso dos centros de saúde, eles estão disponibilizando as vacinas contra a gripe e covid-19. Há um foco neste momento na imunização de crianças e idosos, que possuem mais chances de desenvolverem quadros mais graves das duas doenças. No caso de sintomas mais preocupantes, como febres elevadas e crises respiratórias intensas, o recomendado é encaminhar as pessoas diretamente para alguns dos hospitais, como o Mário Gatti.

REFORÇO 

A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, abriu um processo seletivo simplificado para a contratação emergencial e temporária de 12 médicos pediatras. Os profissionais atuarão, principalmente, na Unidade Pediátrica Mário Gatinho, mas também poderão trabalhar em outras unidades da Rede Mário Gatti, como as UPAs e o Hospital Ouro Verde, caso haja necessidade. O contrato de trabalho terá duração de seis meses, prorrogáveis pelo mesmo período. Segundo o cronograma do processo seletivo, a previsão é que os médicos comecem a atuar no dia 16 de maio.

A medida reforça as ações da administração municipal para ampliar o atendimento em razão da sazonalidade das doenças respiratórias em crianças. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 5 a 6 de maio e serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, no site www.redemariogatti.sp.gov.br.

COVID-19 

A vacina contra a covid-19 está disponível em 62 dos 68 centros de saúde de Campinas. O desabastecimento pontual aconteceu ontem em seis unidades por causa da demanda pelo imunizante, segundo nota enviada ontem pela Secretaria de Saúde para a reportagem, mas ainda há doses disponíveis na central de abastecimento da Pasta. O paciente pode receber a vacina em qualquer centro de saúde, não apenas no de referência. No site https://remedios.campinas.sp.gov.br é possível checar se o centro de saúde está ou não com disponibilidade de doses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por