Ao todo, cidade passará a ter 144 equipamentos, 18 a mais que o número atual
Em modelos mais modernos e potentes, os novos radares não vão mais registrar e multar veículos transitando em faixas exclusivas de ônibus (Gustavo Tilio)
Com quase 385 mil multas aplicadas em Campinas de janeiro a agosto deste ano, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) começou a instalar novos radares na cidade — 18 a mais do que há atualmente. Conforme a licitação realizada no meio do ano, o novo contrato prevê a instalação de 144 equipamentos, já incluindo os novos 18 radares. Os vencedores da licitação foram o Consórcio Campvias II e o Consórcio Data Traffic/Shempo/Labor, em contrato válido por 30 meses.
As Avenidas das Amoreiras, Ruy Rodriguez e John Boyd Dunlop, além da Rua Piracicaba, estão sendo priorizadas nesta etapa do serviço. Especificamente no caso das Amoreiras, a fiscalização semafórica foi retirada durante as obras do BRT e não tinha sido ainda reinstituída. A Avenida John Boyd Dunlop passou pelo mesmo processo, porém, por conta do alto número de acidentes e mortes, a fiscalização já tinha voltado a funcionar na região.
A instalação dos equipamentos tem sido feita na parte da noite para evitar impacto no trânsito nas grandes vias. A instalação dos radares inclui, além da colocação do poste na calçada, também uma intervenção na rua, já que ela precisa ser perfurada para que os medidores de velocidade e de avanço do semáforo vermelho sejam instalados.
Multas
No período de janeiro a agosto deste ano, a Emdec já aplicou 384.998 multas — entre radares e amarelinhos. O número é 23,45% mais alto que o mesmo período do ano passado, quando 311.846 penalizações foram registradas. Porém, não há como fazer comparações porque, durante meses, não houve registro por conta da pandemia de covid-19.
A Emdec homologou o contrato com os dois consórcios no segundo semestre deste ano, mas somente a partir do lançamento da ordem de serviço os novos equipamentos poderiam ser instalados. Para evitar ficar sem fiscalização, no final de junho, a Administração assinou um aditamento de seis meses do contrato com a empresa responsável pela gestão dos 126 radares de velocidade e semáforos que já existiam.
A Emdec foi procurada para se posicionar quando a instalação dos radares será encerrada e quando eles começarão a funcionar de fato, já que precisam passar por aferição, mas até o fechamento da reportagem não houve retorno por parte da Administração.
Como será
Este edital trouxe duas novidades em relação ao edital cancelado. A primeira é que não serão mais instalados radares para multar veículos transitando em faixas exclusivas de ônibus. Com isso, do total de 144 radares que Campinas passará a ter: 68 serão pontos de medidores fixos de velocidade e outros 76 equipamentos controlarão o avanço de semáforo vermelho, parada sobre faixa de pedestres e excesso de velocidade.
A outra novidade é a contratação de duas câmeras de segurança, conhecidas como speed dome. Trata-se de um dispositivo de segurança para monitoramento de grandes distâncias. A câmera speed dome capta e processa imagens de alta qualidade em locais que necessitam de clareza de detalhes.
Com essa tecnologia, é possível direcionar a câmera para onde for preciso, já que ela permite movimentos horizontais e verticais. O grande diferencial está em sua área de cobertura e no zoom, capaz de aumentar imagens e identificar detalhes.
A speed dome é instalada em locais altos e livres de pontos que possam obstruir a captura de imagens. Pelo novo edital, as duas aquisições previstas serão instaladas na esquina da Rua Irmã Serafina com Avenida Moraes Sales e no cruzamento das Avenidas Aquidaban e Francisco Glicério.
O edital foi um tema polêmico este ano, com o prefeito Dário Saadi (Republicanos) desautorizando o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, ao cancelar o primeiro pregão, que previa a instalação de 58 novos equipamentos. Após a publicação da notícia pela imprensa e inúmeras críticas da população, o prefeito anunciou a suspensão do edital, alegando que não havia sido consultado sobre a proposta. Uma semana depois, outro edital foi lançado, desta vez com 18 novos equipamentos. "Dezoito novos radares serão instalados em locais onde ocorreram 51 mortes por acidentes de trânsito entre 2018 e 2021. Os locais onde esses equipamentos serão implantados ficam nas Avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez, Camucim e Amoreiras", informou Dário, na ocasião.
No edital cancelado, os radares seriam distribuídos por toda a cidade, sendo: 73 pontos de medidores de velocidade, outros 76 radares de avanço de semáforo, faixas de pedestres e velocidade, e 35 pontos em faixas exclusivas de ônibus e detecção de excesso de velocidade. No novo contrato não há radares para faixas exclusivas de ônibus, mas as multas podem ser aplicadas por agentes da Emdec.