MERCADO PUBLICITÁRIO

Novos paradigmas desafiam o mídia

Novas tecnologias e crise sanitária são alguns elementos que fazem o profissional se reinventar

Gustavo Magnusson
gustavo.magnusson@rac.com.br
05/07/2020 às 10:34.
Atualizado em 28/03/2022 às 22:50

Denis Santos, da Desafio; Fabiana Trabulsi, da Hagens; e Henrique Fonseca, da Fellows (Divulgação)

Profissão estratégica dentro do mercado publicitário, responsável por planejar e veicular as campanhas criadas pelas agências de propaganda para seus clientes, o mídia tem enfrentado inúmeros desafios nos últimos tempos. Além da revolução digital que a função atravessa de uma década para cá, o inesperado advento da pandemia do novo coronavírus traz novos paradigmas para este profissional, que comemorou o Dia do Mídia no último dia 21 de junho, em meio a um cenário atípico. De acordo com Denis Santos, diretor de mídia da agência Desafio, em Campinas, o distanciamento social é um empecilho, mas está sendo contornado com bastante empenho, comprometimento e ajuda das plataformas tecnológicas. "Apesar de estarmos separados geograficamente e sentindo falta do contato com os amigos, que estamos suprindo com reuniões virtuais, a agência continua produzindo normalmente em alto nível e intensidade. O trabalho e a relação com a equipe estão ótimos, bem superior às nossas expectativas. Fazemos follow up diário, distribuímos tarefas e nos organizamos com reuniões internas e com veículos e clientes. A maior dificuldade é o atendimento dos executivos de veículos de comunicação, que é uma das atividades de grande importância para o mídia", garante Denis. Entre os clientes da Desafio, estão Oficina do Estudante, Brasilprev (Previdência Privada do Banco do Brasil), Centro Boldrini e Hospital da PUC-Campinas. Segundo Fabiana Trabulsi, que exerce a função de Planejamento de Mídia na agência House of Hagens, em Campinas, a rotina de trabalho sofreu modificações inevitáveis e o regime em home office exigiu adaptações. "Os maiores desafios foram manter a entrega de qualidade e encontrar soluções rápidas, estratégicas e que tragam resultados para nossos clientes neste momento de incertezas. Após três meses, a avaliação é que estamos acertando, pois recebemos retornos bem positivos dos clientes. Acredito que, não apenas a área de mídia, mas todas as áreas irão sofrer mudanças pós-pandemia, já que o consumidor e o jeito de consumir mudaram. Teremos um público mais exigente, antenado e digital, por isso teremos que ser relevantes e nos diferenciar de alguma maneira para conseguir 'falar' com essas pessoas. Acredito também que a comunicação terá que ser mais humanizada e ter propósito", prevê Fabiana. Apoio ao cliente Para Daniel MacNeed, que exerce a função de Atendimento Criativo na agência MacNeeds Propaganda, em Campinas, o apoio ao cliente é fundamental neste momento de dificuldade. "De forma geral, o maior desafio foi ajudar os clientes em necessidade. Para nós, como agência, a época é de auxiliar as empresas ainda mais, principalmente aquelas que estavam confortáveis demais, ou seja, que não se preocupavam em 'arrumar a casa' porque tinham muitas vendas. Agora que as vendas praticamente cessaram, viram o quão defasadas estavam, muitas delas sem site e mídias sociais. Assim, pudemos ter a satisfação de ver dispararem na frente aqueles clientes que se esforçaram por anos para criar produtos e marcas fortes, podendo desfrutar agora do patamar atingido", aponta. Henrique Fonseca Oliveira, diretor e sócio-proprietário da agência Fellows Comunicação, em Campinas, destaca que os tempos atuais são de reestruturação. "Notamos que alguns veículos estão com maior dificuldade em atender, alguns aproveitando esse período para se reestruturar e buscar novas formas de trabalho e outros estão com a veiculação pausada esperando as coisas melhorarem, mas de forma geral continuo sendo atendido normalmente pela grande maioria deles", afirma. "Independentemente da pandemia, o profissional de mídia tem que se atualizar a cada dia, pois nos últimos tempos vemos novas opções surgirem para divulgarmos nossos clientes. Acredito que isso vem para agregar e para conseguirmos diversificar nossos anúncios. As mídias mais tradicionais ainda terão espaço por muito tempo, mas noto que os grandes veículos de comunicação também estão se adaptando, disponibilizando novas oportunidades como portais e mídias sociais", analisa. Atualmente, a Fellows atende o Centro Médico de Campinas, entre outros clientes. A agência Solo Propaganda, em Campinas, também vive uma realidade diferente de tudo que já que se deparou ao longo de sua trajetória de quase 20 anos, mas a avaliação da produtividade tem sido positiva, superando até mesmo o desempenho anterior à pandemia. "Graças a uma mudança de mindset dos nossos funcionários e à aquisição de softwares, como Slack e Monday, que nos permitem eliminar os gaps que a distância poderia criar, ouso dizer que a Solo trabalha com uma integração muito maior e uma entrega mais robusta do que no período pré-Covid-19", aponta Adilson Vilas Boas, responsável pela mídia offline da Solo, que desde o início do ano atende ao nome de SOLO_ED. "A Solo estreitou uma parceria com a agência digital ED Interactive, entendendo a necessidade de adicionar à nossa caixa de ferramentas todo o universo on-line, para onde caminha a cada dia mais o mercado da comunicação, algo que acelerou muito no mundo pós-pandemia", explica Vilas Boas.

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