TRANSPORTE

Novos ônibus acessíveis beneficiarão 25,7 mil pessoas

Campinas ganhou mais 20 novos ônibus acessíveis, sendo seis articulados e 14 convencionais

Da Agência Anhanguera de Notícias
02/04/2013 às 15:20.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:12
Veículos contam com rampas ou elevadores para quem tem baixa mobilidade (César Rodrigues/AAN)

Veículos contam com rampas ou elevadores para quem tem baixa mobilidade (César Rodrigues/AAN)

Mais 20 novos ônibus acessíveis, sendo seis articulados e 14 convencionais, entraram nesta terça-feira (2)  em circulação no transporte público de Campinas. Em fevereiro deste ano, outros 27 foram entregues na região do Ouro Verde A apresentação desta terça-feira (2) ocorreu no Terminal Barão Geraldo. Os novos veículos beneficiam 25,7 mil passageiros/dia e as empresas que operam o transporte na cidade investiram R$ 6,3 milhões.

“Estamos trabalhando para destravar a cidade e o transporte público de qualidade e acessível é uma das prioridades da Administração”, destacou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), durante a entrega dos veículos.

Os veículos tem piso rebaixado ou elevador, para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; balaústres emborrachados para direcionamento ao botão de parada; botão de parada com indicação em braile; espaço para cadeirantes; bancos para idosos, obesos e gestantes; além de encostos dos bancos mais altos, oferecendo maior conforto e comodidade aos usuários.

Os veículos convencionais têm capacidade para 64 passageiros. Já os articulados transportam, em média, 102 passageiros.

Para o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi (PCdoB), “os novos veículos trazem maior qualidade, eficiência e rapidez ao transporte coletivo, sem descuidar da acessibilidade”.

A secretária do Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuele Garrido Alkmin, lembrou que “o ônibus acessível não é somente para a pessoa com deficiência, mas também para o idoso, para as gestantes, para todos nós. Esses veículos garantem autonomia e o direito de ir e vir de todas as pessoas”.

Operação

Segundo as informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, os 14 novos veículos convencionais atendem as regiões do Jardim Santa Mônica, Jardim Aliança, Cambuí, São Bernardo, Unicamp e Joaquim Egídio. Essas regiões fazem parte da Área 3 (Verde) do Sistema InterCamp (sistema de transporte público coletivo municipal), formada pelas regiões de Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e Corredor Abolição. A Área Verde é atendida pelo Consórcio Urbcamp, formado pelas empresas VB Transportes e Turismo Ltda. e Coletivos Pádova Ltda.

Já os seis veículos articulados operam na linha 1.21 – Terminal Ouro Verde. Essa linha está inserida na Área 1 (Azul Claro), que atende as regiões do Ouro Verde, Vila União, Corredor Amoreiras e Campo Belo; e é de responsabilidade da VB Transportes e Turismo Ltda.

LINHAS FAVORECIDAS

1.21 – Terminal Ouro Verde (seis novos veículos articulados);

3.11 – Jardim Santa Mônica (três novos veículos);

3.30 – Unicamp (três novos veículos);

3.42 – Jardim Aliança (dois novos veículos);

3.82 – Cambuí / Campinas Shopping (quatro novos veículos);

3.90 – Joaquim Egídio (dois novos veículos).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por